O atual Campeão do Mundo derrotou Jorge Martin (Prima Pramac Racing), que partiu da 11ª posição da grelha e tem agora a sua vantagem reduzida a apenas 10 pontos. Está a aquecer para ser um final de temporada imperdível, com tudo o que resta por disputar.
Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP) chegou a casa num forte terceiro lugar depois de uma incrível corrida do #93, que se defendeu arduamente nas últimas voltas. Entretanto, houve mais uma desilusão para Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3), com o estreante a cair fora do Grande Prémio e a terminar o fim de semana com zero pontos marcados.
Na partida, Bagnaia fez um grande arranque inicial, com o atual Campeão do Mundo a ser igualado por Acosta nos travões. O atual Campeão do Mundo foi feroz e assumiu a liderança, obrigando Acosta a passar para segundo. Entretanto, começou a haver uma grande luta pelo terceiro lugar, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) a manter-se firme.
Martin e Marc Marquez estavam em movimento na fase inicial, lançando as suas máquinas entre os cinco primeiros. Marc Marquez completou uma incrível ultrapassagem a Jack Miller, da Red Bull KTM Factory Racing, para entrar no importantíssimo Top 5.Entretanto, houve drama mais atrás com Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) a sofrer um final de dia prematuro depois de uma colisão com Joan Mir (Repsol Honda Team) – pilotos OK. Os Comissários Desportivos da FIM MotoGPinvestigaram o incidente e aplicaram a Alex Marquez uma Volta Longa para o GP da Austrália.
No final da terceira volta, tudo chegou ao fim para Acosta, que se despistou do Grande Prémio na última curva, promovendo Martin para P2. O erro de Acosta permitiu que o atual Campeão do Mundo aumentasse a sua vantagem para mais de um segundo em relação ao seu rival mais próximo, Martin. As voltas mais rápidas começaram a trocar de mãos na fase inicial, com Martin a aproximar-se numa reviravolta emocionante.
Marc Marquez continuou a ganhar terreno, passando corajosamente Binder para o último lugar do pódio. O sul-africano ficou logo sob pressão de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), que continuou a encontrar tempo depois de um início atarefado. Bastianini conseguiu a ultrapassagem na 10ª volta, com “The Beast” agora em quarto.
Estava a desenhar-se uma desforra da batalha de Sprint de sábado, com Bastianini a fazer incursões sobre Marc Marquez depois de um erro na entrada da Curva 1. A diferença era de menos de um segundo quando a luta pelo pódio começou, para gáudio dos fãs japoneses.
A dupla líder continuou a manter um ritmo espantoso, com Bagnaia a manter uma diferença de oito décimos para Martin a poucas voltas do final. O #1 respondeu, aumentando a margem para mais de um segundo – levando Martin ao limite.
Na última volta, Bagnaia parecia imparável, roubando as atenções no domingo e reduzindo a vantagem de Martin no Campeonato a quatro rondas do fim. Está a construir-se um final clássico para 2024, com Martin a cruzar a linha em segundo, à frente de Marc Marquez. O #93 trabalhou arduamente nas últimas etapas, conquistando um pódio depois de partir de nono.
Espargaro e Miller ocuparam os últimos lugares entre os 10 primeiros, com o australiano a não conseguir encontrar ritmo no final da corrida depois de um arranque em cadeia. Entretanto, Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) foi11º, batendo Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) na linha de meta depois de o #20 ter ficado sem combustível. Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR) terminou um emocionante Grande Prémio, batendo Luca Marini (Repsol Honda Team) e Raul Fernandez, da Trackhouse Racing, que conquistou os últimos pontos no domingo.
Depois de um fim de semana incrível no Japão, o MotoGP regressa dentro de duas semanas para o Grande Prémio da Austrália de motociclismo da Qatar Airways, com as icónicas curvas e contracurvas de Phillip Island, com a liderança do título reduzida a apenas 10 pontos.