Start-up quer ser a ‘Tesla norueguesa’ com gama de elétricos de linhas minimalistas e até 1000 quilómetros de autonomia.
A Fresco Motors é uma jovem startup da Noruega que pretende lançar uma gama de automóveis inovadores para desafiar a Tesla no segmento dos elétricos de grande autonomia. Em 2019, a empresa norueguesa apresentou o Reverie, uma berlina com 4807 mm, rival do Model 3, anunciando 300 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos, e da qual não mais se ouviu falar…
Agora, a Fresco Motors volta a acelerar o projeto do primeiro carro elétrico a ser produzido na Noruega, mas com nome e formato novos.
O Fresco XL é um modelo a meio caminho entre um SUV e um monovolume, de dimensões imponentes e linhas minimalistas, e que estará equipado com dois motores elétricos, um instalado em cada eixo. De acordo com o fabricante, irá destacar-se pela oferta generosa de espaço no habitáculo com lotação para oito ocupantes, além de que anuncia uma autonomia para até 1.000 quilómetros elétricos.
Para este valor referencial, o veículo vai recorrer a uma bateria estrutural, que formará parte do chassis, ainda que não sejam conhecidas as especificações técnicas.
A Fresco também revelou que o interior permitirá que todos os assentos sejam rebatidos, para se tornar uma espécie de autocaravana, onde poderá pernoitar em condições ótimas de conforto.
As únicas imagens reveladas (do exterior) são projeções 3D, mas a fabricante escandinava já está a aceitar encomendas para o seu XL – o nome ainda é provisório… –, com uma reserva de 1.000 euros. O preço do veículo deverá rondar os 100.000 euros, sem data para lançar no mercado.