Publicidade Continue a leitura a seguir

Fuga no radiador? Juntar três claras de ovos e deixar ferver…

Publicidade Continue a leitura a seguir

Piloto francês do europeu de ralis usou três ovos para resolver avaria no radiador e continuar em prova. Mas não tente isto em casa…

No mundo ultra-competitivo dos ralis, as melhores equipas dominam a arte do improviso. Já vimos Thierry Neuville despejar uma garrafa de cerveja Corona para encher o sistema de refrigeração e garantir um lugar no pódio do rali do México, em 2014. Também a famosa solução da pastilha elástica no radiador, experimentada com êxito por Bryan Bouffier e Xavier Panseri, durante uma prova do ERC, em 2016, no Citroën DS3 R5.

Este fim de semana, outra receita para o sucesso: três claras de ovo. Na 50.ª edição do Rali Barum Zlin, na Républica Checa, a contar para o campeonato europeu de ralis, Victor Cartier foi obrigado a para o seu Toyota Yaris Rally2 Kit para resolver uma fuga no radiador. A solução de emergência para tentar manter o carro em prova foi um dos truques mais conhecidos do manual do desenrascanço, que consiste em verter as claras de três ovos no tubo do radiador e, com a mecânica em marcha, esperar que cozam e sirvam de remendo para qualquer fuga naquele componente sensível.

 

O preparado de beira de estrada até foi bem-sucedido, mas não evitou o amargo de boca ao piloto francês, que acabaria por abandonar de forma definitiva, antes de uma possível desclassificação por “assistência ilegal”, uma vez que as equipas só podem usar elementos que transportem no interior do carro. E ovos não é, certamente, algo que alguém pense em levar num carro de ralis…