Esta solução permite aproveitar a infraestrutura elétrica existente. O objetivo da Galp é diminuir em muito o custo de expansão da rede de carregamento publica e acelerar a velocidade de aumento da sua rede de carregamento.
O anúncio da Galp surge após as instalações piloto bem-sucedidas e já em operação em postes de iluminação em Carcavelos e Matosinhos.
A Galp anunciou que planeia alargar brevemente a experiência a outros municípios, embora não os tenha nomeado.
A empresa vai aproveitar a infraestrutura de iluminação pública para a instalação de novos pontos de carregamento lento.Ao fazê-lo nos postes de iluminação pública, é também mitigada a necessidade de novas adições de potência à rede e reduzida a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos.
“Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos,” afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial.
“Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, acrescenta.
Com este projeto que tem por objetivo ampliar a rede de carregamento elétrico em ambiente urbano, a Galp torna-se o primeiro operador a avançar em Portugal com a instalação e disponibilização de um sistema de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública.
Para fazer o teste, foram transformados quatro postes de iluminação pública, dois em cada localização, sendo que os de Matosinhos disponibilizam duas tomadas cada.
A Galp anunciou agora o programa EV Massification, com que pretende levar os carregadores lentos para automóveis elétricos montados em postes de iluminação pública a outros pontos do país.
Ao anunciar o projeto, a Galp não disponibilizou informação sobre quais os municípios onde pretende avançar, nem o número de postos de iluminação que prevê transformar também em pontos de carregamento lento de veículos elétricos.
Fonte oficial da Galp afirmou-nos que “o projeto EV Massification vai expandir-se a outros municípios, em parcerias que serão anunciadas oportunamente”.
A Galp atingiu em outubro a marca de um milhão de carregamentos na sua rede de mobilidade elétrica, ultrapassando em apenas 10 meses o registo obtido em todo o ano 2023.