GNR partilha receita com vinagre para limpar o para-brisas no inverno

20/12/2023

Os termómetros voltam a marcar muito frio e, em algumas regiões do país, as baixas temperaturas também se fazem sentir no automóvel, nomeadamente na camada de gelo no para-brisas todas as manhãs. Esta “receita caseira” da GNR resulta em segundos.

Quando há que levar rapidamente os miúdos à escola e seguir para o trabalho, tudo o que não precisamos é perder muito tempo a retirar o gelo acumulado no para-brisas, fora do carro, com um frio de rachar. Isto, para os condutores que não têm carros equipados com sistemas de para-brisas climáticos ou desembaciador elétricos, que usam condutores de calor como a prata com uma corrente de muito baixa potência, para fazer o trabalho de descongelar por nós.

Para estes, a GNR partilha a sua receita caseira… infalível.

“Nunca inicie a viagem com o para-brisas com gelo. Conduzir com gelo no vidro reduz a visibilidade, drasticamente! Para o evitar, sugerimos que utilize um descongelante para garantir a visibilidade durante a condução. Pode ainda preparar um descongelante “caseiro” para pulverizar o vidro com gelo”, escreve a GNR nas redes sociais, onde explica a receita: para três partes de água, uma de vinagre; ou para duas partes de água, uma de álcool.

Nunca use água quente
O que não fazer para remover o gelo do vidro: descongelar o para-brisa com água muito quente (ou mesmo com o ar de aquecimento em alta temperatura) pode danificar seriamente o vidro devido à mudança brusca de temperatura, podendo causar a sua quebra. Sobretudo se o para-brisas já estiver danificado.
Também não é recomendado acionar os limpa-vidros com gelo, pois as escovas vão ficar danificadas.

Logicamente, se houver uma montanha de neve no para-brisas, pode ser que não se transforme imediatamente em água. Mas ficará certamente mais fácil de afastar com a mão ou com um cartão.