Soluções Snapdragon Digital Chassis resultam de acordo entre Stellantis e Qualcomm que será implementado em 14 marcas do Grupo, a começar pela Maserati.
A Stellantis e a Qualcomm anunciaram uma colaboração plurianual para aplicar a tecnologia Snapdragon Digital Chassis nos modelos das 14 marcas do Grupo Stellantis, “de modo a proporcionar, a partir de 2024, experiências inteligentes, personalizáveis e imersivas in-vehicle”.
Aproveitando as plataformas Snapdragon Cockpit e as capacidades 5G para os sistemas de telemática, a Stellantis quer apostar em experiências personalizadas “e de vanguarda, que sejam continuamente atualizáveis”.
“A nossa colaboração tecnológica com a Qualcomm Technologies é mais um exemplo de como estamos a identificar líderes setoriais para trabalhar em conjunto com as nossas equipas internas, apaixonadas e talentosas, à medida que transformamos os nossos veículos através de uma abordagem definida pelo software. Isto irá, em última análise, melhorar o cumprimento das necessidades de estilo de vida dos nossos clientes, através de funcionalidades seguras, personalizadas e sempre conectadas”, referiu Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“A vasta experiência da Qualcomm Technologies no setor automóvel e a sua dimensão de líder nos semicondutores permitir-nos-á integrar verticalmente elementos-chave das nossas novas plataformas e gerir mais de perto a cadeia completa de abastecimento de componentes de eletrónica, de modo a garantir o acesso às melhores tecnologias, garantir o cumprimento do potencial de volume da Stellantis e alcançar a nossa ambição Dare Forward 2030”, afirma o gestor português.
AS SOLUÇÕES SNAPDRAGON DIGITAL CHASSIS ESTARÃO NOS HABITÁCULOS DIGITAIS DOS FUTUROS VEÍCULOS DA STELLANTIS.
“A Qualcomm Technologies orgulha-se de ampliar o seu trabalho com a Stellantis para redefinir os veículos no século XXI, trazendo as soluções Snapdragon Digital Chassis para os habitáculos digitais dos seus futuros veículos”, referiu Cristiano Amon, Presidente e CEO da Qualcomm Incorporated.
“Ao criar plataformas automóveis abertas, escaláveis e abrangentes, que englobam semicondutores, sistemas, software e serviços, estamos a capacitar a Stellantis, bem como o ecossistema automóvel mais amplo, para liderar a transformação rumo à era digital do automóvel”, completa Cristiano Amon.
A Stellantis irá usar as plataformas Snapdragon Cockpit de última geração para alimentar os sistemas in-car de comunicação e de entretenimento na plataforma STLA SmartCockpit, estrutura que está a ser projetada e alvo de engenharia em conjunto com a Amazon e a Foxconn.
Comunicações audio premium
“As plataformas Snapdragon Cockpit não foram apenas projetadas para gerar gráficos de alta definição na consola do habitáculo controlada de forma tátil e por voz, mas também para oferecer uma experiência totalmente imersiva no habitáculo, permitindo comunicações de áudio premium e de voz cristalina em todo o interior do veículo”, salienta o fabricante.
Maiores níveis de conveniência
As plataformas Snapdragon Cockpit também serão usadas para aumentar o potencial da STLA Brain, gerando um novo nível de inteligência digital para maior conveniência e segurança, ajudando a melhorar as capacidades de assistência pessoal no veículo, com funções de Inteligência Artificial (IA) intuitivas, incluindo atualizações over-the-air (OTA) que permitirão ao veículo evoluir naturalmente e melhorar ao longo do tempo; experiências personalizadas, aproveitando a IA para se adaptar a uma grande variedade de preferências dos clientes; adoção de novos serviços e soluções; melhores experiências do proprietário com diagnósticos e reparações concluídas à distância, over-the-air, para todos os principais sistemas dos veículos.
A primeira aplicação será realizada na marca Maserati, propulsionando a próxima geração dos sistemas de infotainment da Stellantis.