Ainda assim, e porque todo o cuidado é pouco no que toca ao Código da Estrada, aqui está o mapa com as localizações exatas dos radares fixos em funcionamento na capital. A informação é atualizada pela Câmara Municipal de Lisboa, com todos os limites de velocidade para cada aparelho.
É mais uma estratégia da autarquia liderada por Carlos Moedas no combate a ideia da “caça à multa”, nomeadamente ao colocar à disposição de todos os automobilistas este mapa interativo em https://informacoeseservicos.lisboa.pt/prevencao/radares
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, o sistema de radares tem “como objetivo a diminuição da velocidade praticada nas vias e, em consequência, a redução do número de acidentes e a minimização dos seus impactos nas vítimas”.
Velocidades até 300 km/h
A instalação de máquinas mais modernas para o controlo de velocidade em Lisboa representou um investimento na ordem dos 2,1 milhões de euros, a maior parte da verba gasta na compra dos radares do modelo TraffiStar SR390, da Jenoptik, um cinemímetro-radar que utiliza como princípio de medição o efeito Doppler, com várias frequências. Capta velocidade nos dois sentidos, distância e posição, mas também é capaz de monitorizar a passagem de sinal vermelho. As infrações são registadas em imagens fotográficas (resolução de 6 e 16 megapixéis) e em vídeo.
Teoricamente, o dispositivo regista velocidades entre 10 e 300 km/h, com um alcance de até 100 metros.
