Tratam-se de 12 autocarros movidos a pilha de hidrogénio contruidos em Portugal que contribuem para a mobilidade dos 10.500 atletas durante as olímpiadas onde vão participar em 329 eventos, vindos de 206 países.
Numa entrevista ao Jornal Económico, o diretor comercial da CaetanoBus Nuno Lago de Carvalho revela os planos do fabricante sediado em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. “Em 2023, a companhia vendeu 355 unidades (+31%) e espera atingir as 700 unidades no médio prazo”, revelou o gestor.
O modelo H2.City Gold é produzido em Portugal e nasceu de uma parceria com a Toyota que fornece a célula de combustível que gera a eletricidade para accionar o motor elétrico. A célula de combustível conta com uma potência de 70 kW, e duas baterias de 44 kWh alimentam o motor elétrico de 180 kW/245 cavalos. O autocarro de 12 metros tem capacidade para transportar 81 passageiros, 34 sentados e 47 de pé.
Da fábrica da Toyota Caetano em Ovar, Aveiro, sairam ainda 250 microcarros 6e Accessible People Mover (APM) para apoiar o transporte de pessoas com mobilidade reduzida durante os Olímpicos de Paris.