A Tajima EV é uma empresa especializada em conceitos para automóveis elétricos, que já é conhecida por ter feitos carros de competição que venceram a sua categoria na Rampa de Pikes Peak pelas mãos do seu fundador, Nobuhiro “Monster” Tajima. O antigo piloto de ralis, hoje com 68 anos, aproveitou a sua reforma para diversificar a sua atividade e agora propõe a criação de vários veículos elétricos, muitos deles com uso prático.
Mas o que mais atrai a atenção é, por motivos óbvios, o hipercarro elétrico E-Runner Kode6. Este veículo de três eixos (um à frente e dois atrás) vai ter uma bateria gigante e um único motor, mas com a capacidade de distribuir a sua potência de forma independente por cada uma das seis rodas. A potência total anunciada é de 1485 kW, ou 2020 cv, o que vai ser suficiente para ultrapassar os 100 km/h em menos de dois segundos, mesmo quando promete pesar quase duas toneladas. Tajima pretende colocá-lo à venda em agosto do próximo ano.
Além do Kode6, a Tajima EV também planeia lançar um autocarro turístico (GMS1), um modeo citadino para duas pessoas (MV1), dois comerciais ligeiros (DV1 e DV2, este com quatro rodas motrizes) e um veículo preparado para ser conduzido por pessoas com deficiências motoras (LCV1), que também promete ter acesso facilitado ao habitáculo.
