Em Maricopa, no estado norte-americano do Arizona, está a única coleção conhecida de ‘carros anões’, assim batizados pelo homem que os fabrica à mão, a partir de frigoríficos velhos e outras máquinas sem uso.
Ernie Adams constrói réplicas perfeitas de automóveis clássicos, consideravelmente mais pequenas do que os originais, mas ainda assim totalmente funcionais e homologadas para circular na via pública.
O primeiro ‘carro anão’ produzido por Adam no seu pequeno atelier tem imagem decalcada de um Chevrolet de 1928 e foi construído com os componentes de nove frigoríficos antigos, em 1965. Desde essa data, mais modelos retro em miniatura foram copiados, o mais recente é um espetacular Mercury Coupe de 1949, que impressiona pela qualidade do acabamento, sobretudo no habitáculo, onde nenhum detalhe foi desvalorizado.
Ao contrário da réplica do Chevrolet, este mini Mercury não foi produzido a partir de frigoríficos, mas o trabalho não é menos impressionante. Desenhado de raiz e produzido artesanalmente, desde o chassis às suspensões, só o motor e a transmissão foram ‘importados’ de um veículo já existente, um Toyota Starlet de 1982.
Por todos os motivos imagináveis, fãs dos ‘dwarf cars’ já não faltam em várias zonas do mundo, mas ninguém foi ainda capaz de fazer Adam abrir mão de um dos exemplares que criou. O engenheiro americano confidenciou que recebeu uma oferta de quase meio milhão de dólares pelo seu Mercury, que não foi suficiente para o convencer a vender.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
