“Se acabar o mar, o céu continua a voar”. Este antigo ditado popular japonês – aqui apresentado numa adaptação livre – simboliza, na perfeição, a chegada da sexta geração do Honda CR-V ao mercado nacional.
As expectativas da marca nipónica em relação a este SUV, que estreia uma versão híbrida plug-in (PHEV) são elevadas, ou não tenha este modelo sido um best-seller global. Mas, num mundo em que a combustão interna perde espaço para a eletricidade, nada como manter uma ligação entre os dois mundos com um híbrido plug-in.
A estética do CR-V está, agora, mais sóbria, mais europeia, se quisermos, com menos elementos cromados e outros “artifícios” desnecessários. O resultado é um conjunto que, não ousando muito, garante um visual atual ao SUV.
No habitáculo, notam-se os maiores cuidados na escolha dos materiais e na própria construção. A posição de condução é bastante elevada e permite uma ampla visibilidade sobre a estrada. Mas não se compreende a solução encontrada para os comandos da transmissão, quase “escondidos” por baixo da consola central, que, reconheçamos, são de convivência muito difícil.
Virtudes híbridas
E, para isso, recorre a um propulsor de 2,0 litros a gasolina com 148 cv de potência e 189 Nm de binário. Associado a este está um motor elétrico com 184 cv e 335 Nm, a que se junta ainda um gerador e uma bateria de 17,7 kWh. Segundo valores divulgados pela marca japonesa, a autonomia é de 82 km (em modo elétrico) e a bateria demora não mais do que 2h30m a carregar a 6,8 kW.
Ainda de acordo com a Honda, o CR-V e-PHEV cumpre o tradicional arranque dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos. Para tal, aconselha-se o modo “Sport”, aquele que maior fulgor empresta a um conjunto que não é leve.
Concorrência premium
Já disponível nos concessionários, o Honda CR-V e-PHEV reclama um preço de 61.500 euros. Elevado? Porventura, mas é um valor de “contas feitas”, segundo expressão dos responsáveis da marca, que reconhecem que a concorrência é grande neste segmento, onde marcam presença modelos como Hyundai Santa Fé, Volvo XC60 e BMW X3, para dar apenas alguns exemplos. Mais tarde, algures no arranque de 2024, chegará a variante e-HEV do CR-V, por um preço de 54.750 euros.
