Honda vai acelerar a eletrificação e reforçar a estrutura empresarial

04/12/2023

A Honda, que está agora a comemorar os seus 75 anos, realizou em Tóquio um briefing sobre o seu negócio de motos elétricas com vários destaques e pistas para o que pretende fazer nos próximos anos.

 

Principais destaques:

  • O objetivo global de vendas anuais de motos elétricas para 2030 está agora fixado em 4 milhões de unidades, mais 500 000 unidades do que o objetivo de 3,5 milhões de unidades anunciado no ano passado;
  • A Honda vai introduzir 30 modelos elétricos a nível mundial até 2030;
  • A empresa vai acelerar ainda mais as iniciativas de redução de custos e diminuir o custo atual das motos elétricas em 50%;
  • A Honda vai investir 100 biliões de ienes no período atual de 5 anos, de 2021 a 2025 e investirá mais 400 biliões de ienes no período de 5 anos, de 2026 a 2030, um investimento total de 500 biliões de ienes num período de 10 anos antes do final da década;
  • Os objetivos para a margem de lucro operacional para 2030 são 10% para toda a atividade de motos e mais de 5% para a atividade de motos elétricas, com mais de 10% para a atividade de moto no geral e para a atividade de motos elétricas em 2031 e anos seguintes.

Aumento do objetivo de vendas anuais globais de motos elétricas em 2030 para 4 milhões de unidades

A Honda reviu em alta o seu objetivo de vendas anuais de motos elétricas para 2030, estando agora em 4 milhões de unidades, mais 500 000 unidades do que o anunciado em setembro passado e vai acelerar ainda mais os seus esforços para popularizar este tipo de motos.

Este ano, a Honda iniciou as vendas de três novos modelos de Electric Bike, incluindo a Honda Cub e, na China e a EM1e, scooter elétrica no Japão e na Europa.

Por outro lado, a Honda vai introduzir globalmente um novo modelo em 2024, baseado no protótipo SC e:, recentemente mostrado no JAPAN MOBILITY SHOW 2023, a que se seguirão os lançamentos globais de modelos “FUN-oriented” e modelos elétricos plug-in em 2025.

Adicionalmente, a Honda vai introduzir modelos elétricos em várias categorias, por exemplo, supersports, naked, offroad, motos para crianças e Moto4 (ATVs), acelerando as suas iniciativas para ter uma gama completa de modelos elétricos, adotando uma abordagem proactiva para introduzir um total de mais de 30 modelos elétricos até 2030.

Avanço no fabrico de motos com eletrificação

A Honda já acumulou um vasto conhecimento no desenvolvimento de motos com motor de combustão (os denominados motores ICE – Internal Combustion Engine), incluindo o know-how da partilha de plataformas e a excelência nos sistemas fundamentais das motos, como são as acelerações/velocidade de cruzeiro, maneabilidade e travagem. Para além de tirar partido dos pontos fortes existentes no desenvolvimento e produção de modelos elétricos, a Honda aplicará mais funcionalidades de conectividade, que serão significativamente avançadas através da eletrificação, para oferecer motos elétricas que proporcionarão maior conforto ao condutor e continuarão a evoluir mesmo após a compra.

Sob a forma de uma plataforma modular, a bateria, a unidade de potência e o chassis das motos elétricas são modularizados, e combinando esses módulos, pode ser desenvolvida uma vasta gama de variações. Isto permitirá que a Honda possa introduzir, de forma rápida e eficiente, uma série de modelos que se adaptam às diversas necessidades dos seus clientes em todo o mundo. Por outro lado, esta modularização também gera vantagens em termos de custos.

A conectividade é uma das caraterísticas que será significativamente avançada nas motos elétricas. Esta conectividade avançada permitirá fazer atualizações de software depois da compra, incluindo a adição de novas funções, através de uma ligação do tipo OTA (over-the-air – sem fios) ou outros formatos.

No que respeita às baterias, para além das baterias ternárias de iões de lítio que equipam os modelos elétricos atualmente no mercado (NT: a bateria de lítio ternário refere-se à bateria secundária de lítio usando três óxidos metálicos de transição níquel-cobalto-manganésio), a Honda tem vindo a desenvolver baterias de ferro-fosfato de lítio (LFP – Lithium Ferro-Phosphate), planeando adotá-las em 2025.

A existência de uma diversidade de baterias, cada uma com diferentes pontos fortes em termos de gama de potência e custo, permitirá à Honda acomodar uma gama mais vasta de aplicações de utilização e alargar a gama de variações do produto. Além disso, a médio e longo prazo, a Honda irá explorar a adoção de baterias com elevada densidade energética, tendo em vista a utilização de baterias de estado sólido atualmente em desenvolvimento.

Novas sugestões para os clientes de motos elétricas

No negócio das motos elétricas, a Honda vai melhorar as funcionalidades de conveniência para os clientes, oferecendo vendas online que lhes permitem comprar motos sem terem de se deslocar pessoalmente a um concessionário, enquanto, ao mesmo tempo, lhes oferece ainda maior tranquilidade através dos serviços prestados pela atual rede global de vendas da Honda, com mais de 30 000 concessionários.

Por outro lado, como nova iniciativa, a Honda vai criar “Centros de Experiência” nas principais cidades da Índia, da região ASEAN e de outros países, onde os clientes podem experimentar o valor que a Honda pretende oferecer através das suas motos elétricas. Ao combinar os pontos fortes das atuais redes de concessionários com os serviços online melhorados, a Honda vai poder oferecer pontos de contacto mais integrados para os clientes, tanto online, como offline, que lhes darão ainda maior comodidade e tranquilidade.

Reduzir em 50% o custo das motos elétricas

Até 2030, a Honda vai esforçar-se por reduzir em 50% o custo das motos elétricas, em comparação com o custo dos modelos elétricos atualmente disponíveis alimentados por baterias substituíveis. Para o conseguir, a Honda vai adotar modelos plug-in, otimizar as células das baterias, aumentar a eficiência do aprovisionamento e da produção através da adoção de módulos comuns e aumentar a eficiência da produção através de várias medidas, tais como a produção em fábricas dedicadas à produção de modelos elétricos.

Para a produção de modelos elétricos, a Honda vai usar inicialmente a sua infraestrutura existente para os modelos de motor ICE. No entanto, para construir um sistema e uma capacidade de produção sólidos e aumentar ainda mais a sua competitividade para atingir o objetivo de vendas de 4 milhões de unidades em 2030, a Honda iniciará a operação de fábricas dedicadas à produção de motos elétricas, a nível mundial, a partir de 2027.

Com o objetivo de realizar um sistema de produção altamente eficiente nestas fábricas dedicadas, o comprimento das linhas de montagem será reduzido em cerca de 40% em comparação com as linhas convencionais, através da adoção de novas tecnologias, como a tecnologia de modularização. Cada fábrica dedicada representará um investimento de 50 biliões de ienes, com uma capacidade de produção anual de 1 milhão de unidades.

Investimento de cerca de 500 biliões de ienes durante um período de 10 anos para maximizar as vendas de modelos elétricos

Para a eletrificação da sua divisão de motos, a Honda vai investir 100 biliões de ienes no período atual de 5 anos, de 2021 a 2025 e investirá mais 400 biliões de ienes no período de 5 anos, de 2026 a 2030, um investimento total de cerca de 500 biliões de ienes ao longo de 10 anos antes do final da década

Em 2031 e nos anos seguintes, a Honda reforçará ainda mais a sua competitividade, investindo na criação de um sistema e capacidade de produção de base global e avançando ainda mais nas tecnologias de software para maximizar as vendas de motos elétricas.

Objetivo de margem de lucro operacional superior a 10% para o negócio das motos elétricas em 2031 e posteriormente

A Honda vai esforçar-se por cumprir os objetivos para uma margem de lucro operacional para 2030 superior a 5% para o negócio das motos elétricas e mais de 10% para todo o negócio de motos. Para 2031 e posteriormente, a Honda pretende alcançar uma margem de lucro operacional superior a 10% para o negócio das motos elétricas e aumentar ainda mais o montante total de lucro.

A Honda vai construir uma estrutura altamente rentável para o seu negócio de motos elétricas, tal como fez com o seu atual negócio de motos ICE e aumentar os lucros do negócio de motos no seu conjunto.