Publicidade Continue a leitura a seguir

Hopium Machina: superberlina a hidrogénio confirma números alucinantes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Até 500 CV de potência e autonomia para mais de 1000 quilómetros sem parar para reabastecer. Berlina futurista de fabrico francês promete prestações de desportivas e super-eficiência a hidrogénio.

Olivier Lombard, que muito jovem já fazia história ao integrar a equipa que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2011, na categoria LMP2, leva sete anos de experiência como piloto de desenvolvimento da equipa Green GT LMPH2G, na criação de um protótipo a hidrogénio para correr nas 24 horas de Le Mans. E, fora das pistas, é também à tecnologia de pilha de combustível que dedica o seu tempo. Mais recentemente com este promissor Hopium Machina, que o francês apresenta como o primeiro verdadeiro rival da Tesla a hidrogénio: sofisticado, dinâmico e esteticamente apelativo.

A berlina do tipo coupé de linhas futuristas tem a assinatura de Félix Godard, designer que passou por marcas como a Renault, Alpine, Citroën, Porsche e… Tesla, enquanto as questões técnicas são repartidas entre o próprio Olivier, empresas tecnológicas americanas com sede em Los Angeles e o gigante francês Plastic Omnium, a empresa responsável pelo desenvolvimento dos depósitos de hidrogénio do carro.

O primeiro protótipo, com o nome Alpha 0, já fez os primeiros quilómetros de demonstração no salão Viva Technology 2021, evento que decorre durante o fim de semana em Paris, onde a ‘start-up’ aproveitou também para oficializar o início da fase de encomendas para uma primeira série de mil exemplares numerados.

Os primeiros testes dinâmicos confirmaram que autonomia poderá chegar aos 1000 quilómetros com um único carregamento, com a velocidade máxima a rondar os 230 km/h, mas acelerações ‘balísticas’ permitidas pelo motor elétrico de 500 CV de potência. O modelo precisa de apenas três minutos para abastecer os depósitos de hidrogénio.

O Hopium Machina não chegará ao mercado antes de 2025, com preços a partir de 120 mil euros, mas os interessados já podem realizar a reserva mediante o pagamento do sinal no valor de 410 euros.