Humble pode significar humilde, mas os números deste SUV solar nada têm de modestos: 1034 CV de potência total e autonomia para até 800 quilómetros com uma única carga.

A Humble Motors é mais uma das muitas start-up norte-americanas recentemente criadas na Califórnia, paredes meias com as referências da Tesla e da Lucid Motors, e com as quais partilha o objetivo de ganhar relevância na área da eletrificação. A jovem empresa fundada em 2020 especializou-se no desenvolvimento de SUV movidos a baterias que são alimentados por energia solar.

O Humble One é o protótipo da estreia, surgindo equipado com painéis de células fotovoltaicas no tejadilho, portas e também numa espécie de asa que fica aberta quando o veículo está parqueado. Uma solução semelhante à utilizada por marcas como a Sono Motors, a permitir o armazenamento de energia nas baterias apenas por meio de raios solares, como complemento à ação dos sistemas de recuperação de energia do veículo e do carregamento externo. Tudo somado, a Humble Motors promete valores de autonomia referenciais de cerca de 800 km – 97 km são conseguidos através de energia solar.

De acordo com o fabricante, o One vai dar origem a um modelo de produção em meados de 2024, estando já disponível para reserva mediante o pagamento de um sinal no valor de 300 dólares. O SUV solar terá preços a partir de 90 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.