Hyundai aposta num furgão elétrico futurista com base no Staria

16/03/2024

E agora algo completamente diferente da Hyundai, uma carrinha de trabalho totalmente elétrica que parece ter viajado de volta do futuro.

O ST1 soa como o nome de um nível de acabamento desportivo, no entanto, esta designação alfanumérica denota uma linha de veículos de trabalho concebidos para o efeito, agrupados como veículos “Service Type 1”.

Como é típico da Hyundai, esta revelação inicial é apenas sobre o design exterior, sem pormenores sobre as especificações técnicas. Sabemos que o ST1 é exclusivamente elétrico e foi desenvolvido para satisfazer as necessidades das pequenas empresas na Coreia do Sul. Será oferecido como um furgão de carga normal, um furgão refrigerado e como um chassis-cabina básico para os proprietários adaptarem o tipo de equipamento de que necessitam.

A Hyundai afirma ter trabalhado com empresas de entregas locais para descobrir o que necessitam de uma carrinha de trabalho. Montado sobre jantes de ferro e equipado com para-choques sem pintura, a ST1 tem um design frontal futurista derivado do monovolume Staria ou até do Kauai. Os faróis principais estão montados a uma altura invulgarmente baixa, enquanto a faixa horizontal a toda a largura é, presumivelmente, para as luzes de circulação diurna.

A Hyundai afirma que desenvolveu o ST1 com o objetivo de facilitar a carga e descarga de carga, baixando a altura de condução. Embora pareça uma caixa sobre rodas, o spoiler superior dianteiro foi concebido tendo em mente a eficiência aerodinâmica. Até a volumosa guarnição que liga o habitáculo à área de carga foi concebida para proporcionar um melhor fluxo de ar.

Todos os pormenores e preços serão divulgados no primeiro semestre de 2024, antes de o ST1 chegar ao mercado local no final deste ano. A marca tenciona vender este veículo de trabalho noutras regiões depois de o ST1 estar à venda na Coreia.