A Hyundai já entregou sete dos seus primeiros camiões Xcient a pilha de combustível a clientes da Suíça, esperando aumentar esse número para 50 ainda este ano. A entrega destas primeiras sete unidades a hidrogénio marca a entrada da fabricante sul-coreana no mercado europeu de veículos pesados, preparando o ‘salto’ para os mercados dos Estados Unidos da América e China.

A Hyundai prevê atingir uma produção de 2000 unidades do Xcient em 2021, suportando assim a sua entrada na Europa, EUA e China à medida que cada vez mais clientes optam por uma mobilidade mais sustentável em termos de operações. Essa capacidade será financiada por um investimento de 1.3 mil milhões de dólares a juntar aos já anunciados 6.4 mil milhões de dólares para ajudar a estabelecer uma sociedade do hidrogénio.

“A entrega do Xcient Fuel Cell inicia um novo capítulo não só para o impulsionamento do hidrogénio, mas também para a utilização da comunidade global do hidrogénio como fonte de energia limpa”, referiu Cheol Lee, vice-presidente executivo e diretor da área dos Veículos Comerciais na Hyundai Motor.

Nos EUA, a Hyundai está já a colaborar com empresas de logística para o fornecimento de camiões a hidrogénio. A marca espera ter mais de 12.000 veículos a pilha de combustível nas estradas americanas já em 2030. Para a China há uma ambição ainda mais de ter um milhão de veículos a hidrogénio nas suas estradas também em 2030, acompanhando o esforço da indústria local de adoção de tecnologias de mobilidade mais limpas.

O Xcient conta com um sistema de pilha de combustível a hidrogénio de 190 kW com duas pilhas de célula de combustível de 95 kW, alimentadas por sete grandes tanques de hidrogénio com uma capacidade conjunta de 32.09 kg de hidrogénio. A autonomia destes veículos rondará os 400 quilómetros, sendo adaptada para os requisitos dos clientes e também para responder à infraestrutura de abastecimento da Suíça.

Mas este foi apenas o primeiro passo, já que a Hyundai irá introduzir uma geração inteiramente nova para o Xcient Fuel Cell que terá uma plataforma dedicada para a mobilidade a hidrogénio, embora ainda não tenha uma data específica para o lançamento. Aquilo que a Hyundai confirma é que terá um eixo elétrico (e-axle) e dois sistemas de pilha de combustível de 200 kW que estão em desenvolvimento. A gama do novo modelo irá incluir versões de carga de 4×2 e 6×2 e tratores 4×2 que possam cobrir uma grande parte do território europeu.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.