Aos poucos, a Hyundai vai dando a conhecer mais detalhes do seu novo modelo da família desportiva ‘N’, o Kauai N. Sabendo-se já que terá um motor 2.0 T-GDi de 280 CV de potência, a marca sul-coreana confirmou também que estará disponível com uma caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades (N DCT).

Esta nova caixa, uma evolução da 8DCT, foi pensada para oferecer a experiência de uma caixa sequencial para compromisso desportivo com a conveniência de uma caixa automática de funcionamento suave para maior conveniência.

Para tornar esta caixa mais adequada aos modelos N, a transmissão 8DCT recebeu melhorias na durabilidade, que permitiram que correspondesse às caraterísticas dos veículos de alta performance. A unidade de controlo da transmissão é calibrada para a caixa N, resultando numa mudança de velocidades mais rápida e permitindo uma variedade de recursos de condução exclusivos.

Esta não será a primeira vez que a nova caixa, desenvolvida internamente pela Hyundai, será apresentada nos seus carros de estrada, estando já disponível no Veloster N, coupé desportivo apenas à venda na América do Norte e na Coreia do Sul, e no i30 N renovado, respondido aos pedidos de diversos clientes da marca. No caso do Kauai N, a opção de caixa automática será a única oferecida.

Funções exclusivas

A N DCT possui funções exclusivas de alta performance direcionadas para condução desportiva, como as ‘N Power Shift’, ‘N Grin Shift’ e ‘N Track Sense Shift’, que oferecem uma gestão dedicada das relações de caixa.

A ‘N Power Shift’ (NPS) é ativada quando o veículo acelera com mais de 90% do acelerador, mitigando assim qualquer redução no binário durante as mudanças de velocidade altas de forma a garantir potência máxima para as rodas. O som que acompanha a mudança de velocidade, que vem do corte parcial do cilindro da saída de escape, destaca o caráter desportivo do veículo.

A ‘N Grin Shift’ (NGS) potencia o desempenho do motor e da transmissão DCT durante 20 segundos. De forma a garantir uma aceleração máxima, o veículo irá mudar diretamente para a velocidade mais adequada. Para ativar esta função, o condutor pressiona um botão no volante iniciando uma contagem decrescente no painel de instrumentos, que mostra os segundos restantes para que fique ativada. Após o ‘boost’ desta função, os condutores devem esperar pelo menos 40 segundos para a utilizar novamente, podendo ser útil na ultrapassagem ou na entrada de uma autoestrada.

Por fim, a ‘N Track Sense Shift’ (NTS) otimiza a transmissão para uma condução em pista, permitindo que o condutor se concentre no volante. Reconhece as condições ideais para uma condução dinâmica e é ativado automaticamente. O veículo seleciona a mudança e o tempo correto de mudança de velocidade, em condições de condução desportiva para fornecer a melhor performance, tal como um piloto profissional de corrida.

Estes equipamentos N são adicionados ao N Grin Control System, que já integra cinco modos de condução diferenciados: Normal, Eco, Sport, N e Custom.

O condutor também pode optar por ser ele a comandar a caixa através das patilhas colocadas atrás do volante ou o botão de engrenagem específico.

Fiabilidade garantida em programa de testes extensivo

A resistência da N DCT foi testada no circuito lendário de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, durante, aproximadamente, 1350 voltas na fase de desenvolvimento. O anel Norte de Nürburgring é conhecido como uma das pistas mais exigente do mundo. Com 73 curvas e 20,8 quilómetros de asfalto, é também o centro de testes de resistência da Hyundai. Cada carro que participa nestes testes dá voltas em Nürburgring, pelo menos 480 vezes (equivalente a 10.000 quilómetros), em condições secas e húmidas, simulando-se até 180.000 km de condução exigente em apenas cinco a seis semanas.

“A incorporação da transmissão N DCT permite-nos expandir a filosofia ‘Fun to Drive’ da marca N”, afirma Andreas-Christoph Hofmann, Vice-Presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe. “Ao integrá-la no novo Hyundai Kauai N, estamos a oferecer uma variedade de recursos de condução de alta performance e a transformar o Hyundai Kauai N num verdadeiro ‘hot SUV’”, complementa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.