Com o aumento das soluções de digitalização, os painéis dos sistemas multimédia são foco de distração para os automobilistas. A solução pode ser trazê-los para o meio do volante, mesmo à frente dos olhos de quem conduz.

 

Depois do polémico volante Yoke da Tesla, tipo manche de avião, e do modelo retangular da General Motors, a lembrar uma consola de jogos portátil, com um ecrã tátil ao centro, os volantes continuam a captar a atenção dos construtores de automóveis.

A Hyundai é a mais recente companhia interessada em reinventar este componente com mais de 120 anos de existência, tendo registado a patente para um novo volante que tem instalado o painel de instrumentos a meio. O conceito não é 100% novo, outros modelos incorporam no centro ou no aro pequenos mostradores para apresentarem várias informações de bordo. Mas este novo “display” que a marca sul-coreana acaba de patentear deve reunir toda a instrumentação e funções do veículo, trazendo para frente dos olhos do condutor toda a informação.

Com o aumento das soluções de digitalização, muitos apontam os painéis dos sistemas multimédia como focos de distração para os automobilistas.

A marca pensou também na possibilidade de integrar o airbag do condutor atrás do ecrã, abrindo por cima em caso de acidente.

Já em 2019 a Hyundai apresentou um protótipo de um volante com um monitor digital ao centro no protótipo Genesis Mint Concept.