A fabricante indiana foi obrigada a corrigir o desenho do seu Roxor, depois de acusação de plágio por parte da Jeep.

O Roxor, produzido pela Mahindra, não é automóvel conhecido nestas latitudes, mas fixou famoso recentemente por protagonizar episódio, no mínimo, desconfortável para a marca indiana… acusada de plágio!

Segundo a Fiat Chrysler Automobiles, o simpático SUV, apresentado em 2018, é cópia descarada do mitico Jeep CJ, o que levou a empresa norte-americana a formalizar a queixa em tribunal.

No final de 2019 foi conhecida a sentença pelo International Trade Commission, nos Estados Unidos, dando razão ao grupo Fiat e confirmando que o Roxor apresenta conjunto de elementos de estilo que identificam claramente o referido modelo a Jeep. O tribunal sugeriu que a Mahindra procedesse à “correção” do design do seu modelo, proibindo de imediato a venda em solo americano.

Frente à possibilidade de perder mercado tão representativo, a marca indiana não pensou duas vezes na pronta atualização do estilo do seu SUV, disfarçando qualquer tipo de “inspirações” do passado. As mudanças são evidentes, com destaque para eliminação da grelha dianteira avantajada com cinco travessas verticais, que é conhecida imagem de marca dos americaníssimos Jeep. Curiosamente, as óticas redondas foram mantidas…

O Roxor tem motor Diesel de 2,5 litros com 65 cv e 195 Nm, números que explicam as prestações menos impressionantes. O SUV indiano não ultrapassa os 90 km/h de velocidade máxima, sendo o preço a rondar os 15.000 euros o seu maior atrativo, nos mercados em que a marca está presente.

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