Inflabi: O capacete insuflável que cabe num bolso e é seguro

09/07/2023

Apresentado na Eurobike 2023, o capacete insuflável deve chegar ao mercado em agosto, por preços a rondar os 150€.

Chama-se Inflabi e vem facilitar a vida dos ciclistas urbanos, oferecendo a solução para um problema comum de arrumação. Trata-se de um capacete insuflável, que pode ser guardado num bolso quando está sem ar.

O modelo revelado na edição deste ano da Eurobike, a maior feira do setor no Velho Continente, está igualmente desenvolvido para ser até quatro vezes mais seguro do que um capacete de bicicleta convencional fabricado em espuma EPS.

De acordo com a marca, ao contrário destes, que se comprimem e partem em pedaços para dissipar a força do impacto, o Inflabi funciona de forma semelhante a um airbag, dissipando o impacto através da compressão das suas câmaras de ar internas.

No exterior, o tecido impermeável é resistente à abrasão, enquanto no interior é uma membrana especial (TPU), idêntica à que existe nas câmaras de ar de alta performance, que é responsável por manter a resistência necessária em caso de acidente.

Para insuflar o capacete pode usar-se a bomba de ar da própria bicicleta, necessitando de um mínimo de 2 bar para cumprir os regulamentos de segurança. Após os testes realizados ao protótipo, falta apenas aguardar a certificação europeia, para arrancar com as pré-vendas, em agosto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.