A VW pretende tornar a família ID. totalmente elétrica mais sustentável, através da escolha de materiais para o interior mais “eco”.
A marca anuncia que, durante este ano, o ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7 (a lançar) irão receber inovações selecionadas que foram utilizadas pela primeira vez na produção em série no ID. Buzz.
Que materiais estão presentes no ID. Buzz?
A Volkswagen já utiliza um grande número de novos materiais no interior do ID. Buzz, e estes serão agora introduzidos nos outros modelos da família ID., faseadamente. Por exemplo, materiais alternativos feitos de plástico oceânico ou garrafas PET antigas (exatamente 63 garrafas de 500 ml) são utilizadas um numerosos locais no interior do novo autocarro Volkswagen. O material exterior de uma cobertura do banco é feito de fio Seaqual, que é composto por 10% de lixo marinho recolhido e 90% de fio PES reciclado.
Segundo o fabricante, isto poupa 32% de emissões de CO2 em comparação com materiais de superfície convencionais.Silke Bagschik, Chefe da Linha de Produtos de Mobilidade Elétrica da VW: “Através da utilização generalizada de materiais reciclados e o interior livre de couro animal nos modelos ID., estamos a melhorar ainda mais o equilíbrio ecológico dos nossos veículos – com altas exigências em háptico e qualidade de longo prazo. O feedback dos nossos clientes confirma que vamos continuar a expandir estas abordagens sustentáveis no futuro.”
Nas coberturas dos bancos com ArtVelours Eco, a quota de reciclagem é de 71%. Além disso, as superfícies do forro do teto e do revestimento do chão no ID. Buzz são feitas totalmente de poliéster reciclado. Os plásticos reciclados também podem ser encontrados na camada isolante do tapete. O mesmo se aplica a componentes tais como o revestimento inferior da carroçaria e os revestimentos das cavas das rodas.
Além disso, a Volkswagen já não utiliza cromados para as peças de acabamentos nas portas, painel de instrumentos e o acabamento do volante do ID. Buzz porque a produção de cromados prejudica o ambiente. Os cromados foram substituídos por uma tinta líquida com aspeto cromado que tem um aglutinante de base biológica. Algumas destas inovações de reciclagem do ID. Buzz serão agora introduzidas no ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7.
No caso dos plásticos, esses materiais usados processados incluem garrafas PET e redes de pesca antigas. Estes resíduos plásticos são processados em granulados e podem depois ser reutilizados. Dependendo dos requisitos, os componentes podem ser feitos utilizando apenas uma pequena parte de materiais reciclados ou completamente a partir deles. No interior, os materiais reutilizados devem oferecer sempre as mesmas características que os materiais convencionais. Isto aplica-se tanto ao seu aspeto e toque como à sua durabilidade e longevidade.
Até 2030, a VW pretende reduzir as emissões de carbono por veículo em 40%, e a empresa planeia ter um equilíbrio neutro em termos climáticos até 2050, o mais tardar. Para atingir estes objetivos, a VW pretende otimizar o ciclo de vida completo do veículo, desde a investigação básica, passando pelo desenvolvimento e produção, até à reciclagem em fim de vida.