A germânica ElectricBrands recuperou as formas do clássico Isetta para trazer este ícone de mobilidade urbano para a atualidade como um elétrico. Este novo Isetta citadino, que até aqui vinha sendo conhecido com a designação Karo, ganhou o batismo de Evetta e a empresa apresentou ao público os seus modelos. Entre os novos veículos estavam, além do “Evetta Prima” (o modelo mais semelhante ao original), o “Evetta Openair” (um descapotável) e o “Evetta Cargo” (um comercial).
O Evetta Prima…
… o Openair…
… e o Cargo
“Estamos felizes por já podermos apresentar duas novas versões do Evetta. É divertido continuar a desenvolver este veículo leve atraente e, ao mesmo tempo, sustentável. Temos a certeza de que os nossos dois novos modelos também encontrarão os seus fãs, assim como o nosso original”, destaca Martin Henne, CEO da ElectricBrands.
Evetta Openair: Elegante, prático, sustentável
O “Evetta Openair” é uma versão cabriolet do pequeno veículo leve. Tem uma característica especial, pois a capota pode ser completamente removida. O nome Openair diz tudo e promete aos fãs de ar fresco muita diversão de condução. E é prático. Mediante solicitação, o descapotável pode ser aberto e iniciado por meio de uma App– uma chave é, portanto, coisa do passado.
Entrar no “Evetta Openair” é o mesmo que no original – pela porta da frente. Além disso, o cabriolet está equipado com uma bateria maior de 18 kWh como padrão, o que significa maior autonomia. Dependendo do modo de condução, 30 por cento mais capacidade pode ser alcançada em comparação com a bateria padrão.
Com uma autonomia de 200 km e uma velocidade máxima de 90 km/h, o veículo é ideal para a cidade. O modelo “Evetta Openair First Edition” é limitado a 999 unidades. As pré-encomendas podem ser feitas online ou através de um dos 800 revendedores na Europa. A entrega está prevista para meados de 2023.
“Estamos muito orgulhosos do nossa Evetta. É tudo-em-um: tem boa aparência, economiza espaço na cidade, é eficiente e sustentável. Não só funciona com baterias, mas foi concebido para que as peças individuais possam ser substituídas facilmente e sem complicações. Desta forma, queremos simplificar o processo de reparação. Prevemos que o Evetta seja conduzido não apenas de forma sustentável, mas também para criar um veículo sustentável em termos de peças de reposição e reciclabilidade. Estamos convencidos de que este conceito torna o Evetta único”, diz Martin Henne.
O relançamento do BMW Isetta começou por ser chamado de Microlino. A empresa Artega adquiriu o parceiro de produção italiano da Micro-Mobility, transformando-o no Karolino. Com a disputa legal que se seguiu, o “carro bolha” foi nomeado Karo. Após um acordo, a Micro-Mobility criou o Microlino 2.0 e seguiu em frente com o projeto. A Artega prometeu fabricar o Karo, mas acabou por não o entregar. A ElectricBrands comprou a empresa, e o “Isetta da era moderna” agora chama-se Evetta Prima.
Datas relevantes
1954: Primeiro lançamento do ícone Isetta
2019: Homenagem ao Isetta feito pela empresa Artega – o novo modelo de motor de combustão do carro clássico é apresentado ao público internacional sob o nome KARO