Foi uma oportunidade para a Iveco Bus partilhar a sua perspetiva para enfrentar os desafios da legislação em matéria de CO2 e realçar a importância de condições favoráveis para a competitividade da indústria europeia de autocarros.
Domenico Nucera, Presidente da Iveco Bus e Presidente da Divisão de Autocarros da ACEA, interveio juntamente com representantes das instituições europeias:
• Stefano Verrecchia, Representante Permanente Adjunto da Itália junto da União Europeia
• Beatriz Yordi, Diretora da Comissão Europeia, Diretora-Geral CLIMA
• Carlo Fidanza, Deputado do Parlamento Europeu (Itália)
• Ondřej Kovářik, Deputado do Parlamento Europeu (República Checa)
Os debates, moderados por Thomas Fabian, Diretor de Veículos Comerciais da ACEA, divididos em duas sessões, centraram-se nos desafios relacionados com a descarbonização dos transportes públicos na União Europeia e nas condições necessárias para apoiar a competitividade dos fabricantes europeus face à concorrência internacional.
Na primeira parte, a descarbonização dos autocarros urbanos e o seu enquadramento, bem como o objetivo de atingir 90% de matrículas de autocarros urbanos com emissões zero até 2030 e 100% até 2035, conforme estipulado pelo regulamento, estiveram no centro das discussões. Os temas incluíram:
• Os desafios da descarbonização dos transportes públicos e a resposta do mercado.
• A adequação do progresso da adoção de autocarros elétricos na Europa às expectativas da Comissão Europeia.
• As prioridades dos Estados-Membros para a descarbonização dos transportes.
• A posição do Parlamento Europeu sobre as políticas climáticas e as preocupações da indústria automóvel.
Durante a segunda sessão sobre a competitividade a longo prazo dos fabricantes europeus de autocarros face ao impacto crescente dos fabricantes não europeus, os oradores salientaram os seguintes pontos:
• A influência da concorrência internacional na realização dos objetivos climáticos e na manutenção de um mercado competitivo.
• Os desafios colocados pelos fabricantes de autocarros não comunitários à indústria europeia de autocarros.
• A ligação entre a competitividade da indústria e a política climática.
• A reflexão da Comissão Europeia sobre os desafios ligados à concorrência externa, nomeadamente em termos de preços e de acesso às matérias-primas, no âmbito do “Clean Industrial Deal” e do “Automotive Deal”.
• A relevância de eventuais direitos aduaneiros sobre os veículos elétricos importados de fora da Europa para proteger a indústria europeia de autocarros.