Já pode carregar o cartão Navegante com o seu próprio smartphone

02/03/2024

Smartphone com tecnologia NFC passa a permitir o carregamento do cartão de transportes Navegante. Tudo é feito através da nova app CarrisWay.

 

A Carris lançou a app CarrisWay que permite carregar os passes e outros títulos de transporte no cartão Navegante através de um smartphone, sem que seja necessário recorrer aos pontos habituais das transportadoras.

Os pagamentos podem ser efetuados por MbWay ou com um cartão de crédito, “sendo possível carregar vários outros títulos de transporte no cartão navegante personalizado, inclusivamente os títulos gratuitos”, acrescentou a Carris, destacando que a ‘app’ também permite a emissão de um comprovativo de carregamento.

A transportadora informou ainda que a app foi criada pela própria empresa, que é assim “o primeiro operador de transportes do mercado nacional a criar e lançar uma aplicação própria para este fim”.

A APP ESTÁ DISPONÍVEL PARA SMARTPHONE COM TECNOLOGIA NFC COMPATÍVEL, PARA OS SISTEMAS ANDROID E IOS.

Basta encostar o cartão navegante (cartão com chip) à parte de trás do smartphone e clicar em “Iniciar Leitura”.

Seguindo os passos indicados na app, poderá escolher o título de transporte que pretende carregar e concluir a operação com sucesso.

No final, pode obter-se o comprovativo de carregamento.

Estes são os títulos de transporte que pode carregar no smartphone, através da app Carrisway
Navegante Metropolitano
Navegante Municipal
Navegante +65
Navegante Família Metropolitano
Navegante Família Municipal
Navegante Urbano 3ª Idade/Ref.Pens.
Passe Carreiras de Bairro
Zapping

O que é a NFC?

NFC é sigla para Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo), uma tecnologia de comunicação sem fios presente em vários smartphones. O seu funcionamento difere do do Bluetooth e do Wi-Fi, na medida em que requer a aproximação física entre dois dispositivos, numa distância até 10 cm.