Novos BMW M3 e M4 à venda a 13 de março

02/03/2021

Novos BMW M3 e M4 chegam a Portugal a 13 de março e os preços foram revelados hoje. Os responsáveis da marca alemã acreditam têm todos os ingredientes necessários para conquistar o mais exigente dos petrolhead…

A poucos dias do tiro de partida para a sua comercialização, no mercado nacional, agendado para o próximo dia 13 de março, a BMW revelou, hoje, os preços dos novos M3 e M4. Enquanto o M3 estará disponível a partir dos €116.000, a versão M3 Competition elevará o valor para os €120.000. Por sua vez, o M4 tem como preço base os €117.000, mas a variante M4 Competition obrigará a um esforço financeiro de €121.000.

O visual das novas gerações dos desportivos M3 e M4 continua a ser marcada pela grelha dianteira em formato “rim”, de grandes dimensões, sendo que o grande foco estará debaixo do capot, onde habita um motor de seis cilindros em linha biturbo de 3.0 litros com 480 cv de potência e 550 Nm de binário na versão base, embora exista ainda uma variante mais potente, a Competition, também disponível nas duas carroçarias.

Os BMW M3 Sedan e M4 Coupé aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a barreira dos 200 km/h é superada em 13,7 segundos. Já os M3 Competition e M4 Competition surgem com 510 cv de potência e 650 Nm de binário, a par de algumas alterações no chassis para uma condução mais desportiva e prestações mais exclusivas. Ambas as versões aceleram dos 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingem os 200 km/h em 12,5 segundos.

Ao contrário dos modelos de base, equipados com, caixa manual de seis velocidades, as versões Competition estão associadas à caixa automática M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic. Esta caixa também tem modo manual (com patilhas no volante ou pela alavanca da caixa), podendo ajustar os padrões de passagem de velocidade a partir do botão Drivelogic, com três modos distintos de funcionamento.

No habitáculo, os modelos partilham uma configuração ergonómica, mas com diversos elementos desportivos que asseguram uma experiência mais exclusiva. Há bancos desportivos de nova conceção, com ajuste elétrico, revestimento em pele ‘Merino’ e ventilação.

Os novos M oferecem ainda novos modos de visualização das informações e do sistema de infoentretenimento, destacando-se o sistema opcional nos M3 e M4 Coupé (de série nas respetivas versões Competition) denominado M Drive Professional e concebido para utilização em circuito. Inclui o novo Controlo de Tração M, que permite ajuste do controlo de estabilidade (em dez estágios) de acordo com as preferências do condutor. Outras funções deste M Drive Professional é o analisador de drift, que grava e avalia os dados das manobras em curvas, e o cronómetro.

Entre outras mordomias, o painel de controlo na consola central também conta com um botão direto M Mode, para alterar as características do carro de forma direta, como as dos assistentes de condução e modos de visualização da instrumentação e head-up display. O condutor pode escolher entre os modos ‘Road’, ‘Sport’ e ‘Track’.

As primeiras impressões dinâmicas ficam reservadas para dia 10 de março.