Já viu estas listas coloridas na estrada. O que significam?

16/08/2023

Um dos destinos de férias para os portugueses, Espanha tem regras diferentes em matéria de sinalização rodoviária, que convém conhecer se vai visitar o país vizinho de carro.

Num artigo recente falámos dos “dentes de dragão”, que não são mais do que marcas desenhadas no asfalto com o objetivo de reduzir a velocidade em algumas vias. Uma solução utilizada noutros países na Europa, para transmitir a sensação de que a estrada fica mais estreita, fazendo que com que os condutores desacelerem de forma inconsciente. Um truque, que não é mais do que ilusão de ótica, mas que está a dar resultados, depois de mais de um ano de testes em ambientes urbanos.

Mas além dos “dentes de dragão”, se vai conduzir por Espanha é provável que se depare com um tipo marcações às cores no asfalto, que são novas e têm como função delimitar as faixas de rodagem para os chamados veículos de mobilidade pessoal, bicicletas elétricas, trotinetas e outros.

Concretamente, o objetivo destas vias pintadas a cor-de-rosa e verde é garantir a circulação de peões, ciclistas e utilizadores de trotinetas elétricas sem pôr em causa a sua segurança ou a dos restantes utentes da via.

Assim, como pode ver nas fotos, a via delimitada com as linhas verdes é de uso exclusivo de pedestres em corrida, em patins ou semelhantes, sendo a via cor-de-rosa aconselhada aos ciclistas e aos utilizadores de veículos elétricos de micromobilidade.