Jaguar aconselha I-Pace de 2019 a ficarem na rua por perigo de incêndio

08/09/2024

O perigo de incêndio nos Jaguar i-Pace de 2019 é real e a marca está a fazer uma atualização de software para limitar a carga a 80%. Além do mais, aconselha a que se estacione na rua e longe de estruturas.

 

Nos Estados Unidos, o problema abrange cerca de 3.000 Jaguar I-Pace. A marca está a chamar os veículos em questão para um recall em que atualizará o software de controlo de energia.

Concretamente, foram chamados 2760 Jaguar I-PACE 2019MY montados na fábrica de Graz, na Polónia, entre 9 de janeiro de 2018 14 de março de 2019.

Com a atualização, o carregamento das baterias será limitado a 80% do total da carga, afirmando a marca que esta é uma solução temporária.

Mas a Jaguar parece não ter muita confiança na solução, tanto mais que já é o terceiro recall para o mesmo problema.

Por isso, a construtora britânica aconselha a que os veículos sejam estacionados ao ar livre e longe de estruturas durante um mês após a atualização do software, período durante o qual devem ser carregados no exterior.

A marca ainda não encontrou uma solução definitiva para a resolução do problema.

O fabricante de automóveis afirma, em documentos publicados pela National Highway Traffic Safety Administration norte-americana, que se registaram três incêndios nos EUA após atualizações anteriores do software dos veículos. Não foram registados feridos.

“Os proprietários que já tiveram seu veículo atualizado com o software de diagnóstico aprimorado têm a impressão de que seu veículo está protegido contra sobrecarga térmica que, para veículos 2019 MY (ano modelo), pode não ser o caso”, dizem os documentos.

Os documentos dizem que as baterias do I-Pace foram fabricadas na Polónia pela LG Energy Solution, cujos produtos estão a ser investigados pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA.

Os automóveis 100% elétricos têm um risco de incêndio menor do que o dos veículos movidos a motores de combustão, de acordo com diversos estudos.

O Motor24 tentou saber junto se o problema afeta Jaguar I-Pace matriculados em Portugal, mas não obteve resposta da marca em tempo útil.