O avanço das tecnologias de comunicação entre os veículos e as infraestruturas (V2X) permitirão novas possibilidades em termos de segurança e facilidade na condução, sobretudo em matéria de segurança e facilidade de circulação. Um dos exemplos evidentes é o que a Jaguar Land Rover está a desenvolver, que ‘liga’ o veículo aos semáforos para assim melhorar a fluidez do trâfego e evitar que os condutores parem no ‘vermelho’.

Os primeiros semáforos do mundo foram instalados exatamente há 150 anos nos arredores do Parlamento de Londres. Desde então, os condutores de todo o mundo passaram milhares de horas parados na luz encarnada, sinónimo de paragem obrigatória. No entanto, com a última tecnologia da Jaguar Land Rover, esta situação pode ter os dias contados.

O sistema Green Light Optimal Speed Advisory (GLOSA) permite que os veículos “falem” com os semáforos e informem o condutor da velocidade a que devem conduzir à medida que se aproximam dos cruzamentos ou dos sinais.O objetivo é permitir que a revolução V2X dê lugar a cidades com melhor fluidez do trânsito e diminuição do stress provocado pelas deslocações diárias.

Esta tecnologia online está a ser testada no Jaguar F-Pace como parte de um projeto conjunto de investigação avaliado em 20 milhões de libras (22.5 milhões de euros). Os testes desta tecnologia online vão melhorar as prestações atuais dos sistemas ADAS através do aumento do campo visual do veículo ao estar ligado a outros veículos e a uma infraestrutura online (Internet). A tecnologia GLOSA está a ser testada, juntamente com outros sistemas, para diminuir o tempo que os condutores passam em engarrafamentos durante as deslocações diárias.

A Jaguar Land Rover também quer acabar com o tempo perdido à procura de lugares de estacionamento, ao facilitar informação em tempo real aos condutores dos locais disponíveis. Além disso, desenvolveu o alarme Emergency Vehicle que alerta os condutores para a aproximação de um autotanque de bombeiros, carro de polícia ou ambulância.

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“Esta nova tecnologia vai reduzir drasticamente o tempo perdido nos semáforos. Tem o potencial necessário para revolucionar a condução através da criação de cidades seguras, com tráfico fluído e sem stress nas deslocações diárias. A motivação da nossa investigação passa pela possibilidade de fazer com que as viagens do futuro sejam mais confortáveis e relaxantes para os nossos clientes”, explica Oriol Quintana Morales, Connected Technology Research Engineer da Jaguar Land Rover.

Estes testes estão ligados ao UK Autodrive, um projeto de 20 milhões de libras (22.5 milhões de Euros) financiado pelo governo inglês que ajudou a acelerar o desenvolvimento da futura tecnologia online e a condução autónoma da Jaguar Land Rover.

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