Jaguar vai (re)produzir E-Type 100% elétrico

24/08/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
A Jaguar elevou o conceito do carro elétrico para um patamar superior ao apresentar em 2017 um concept do Jaguar E-Type sem motor a combustão. O coupé mantém-se fiel ao clássico da marca britânica, mantendo as linhas felinas e desportivas, conquistando facilmente o título de “carro elétrico mais belo do mundo”. Ora, a Jaguar revelou esta sexta-feira que vai ajudar a renascer o modelo desportivo com uma vida 100% elétrica.
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

Foi uma das estrelas do casamento real entre o príncipe Harry e Meghan Markle. Depois da cerimónia, o casal foi para o local do copo de água de Jaguar E-Type elétrico, abrindo portas a um novo ciclo em que o charme e a tecnologia convivem em perfeita união. Afinal, o mundo dos clássicos pode conjugar-se com o futuro (ou será presente?) para horror dos fiéis aos tempos idos e alérgicos à evolução hi-tech.

Face ao interesse cativado, muito graças ao casamento real, a Jaguar vai mesmo avançar para a produção do E-Type elétrico…de uma forma curiosa. Em vez de construir o modelo de raiz, a marca convida os proprietários deste modelo clássico a fazer uma reconversão. Quem quiser levar o modelo (restaurado) pode pedir à Jaguar para substituir a motorização a combustão por uma 100% elétrica e reversível.

Quanto a especificações técnicas e preços, a marca tratará de revelar depois. Contudo, garante já estar a aceitar pedidos de clientes que terão o seu carro entregue a partir do verão de 2020.

Com Know-How I-Pace

A energia para o concept original do E-Type Zero foi fornecida através de uma bateria de 40 kWh que tem as mesmas dimensões, e aproximadamente o mesmo peso, que o motor a gasolina de seis cilindros do modelo original.

Como a bateria está localizada no mesmo local que o motor, a Jaguar não precisou de mexer na suspensão e travões, permitindo uma conversão muito mais fácil e mantendo as experiências de direção originais do carro.

Além disso, a tecnologia usada no E-Type conta com um redutor de velocidade única projetado especificamente para o modelo, além de vários componentes do Jaguar I-Pace, o SUV que estreou o novo capítulo da marca britânica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.