Jaguar XK120 “vira” elétrico e com interior com materiais reciclados

11/07/2022

O preparador Lunaz transformou um clássico Jaguar XK120 num veículo elétrico com interiores feitos a partir de plásticos apanhados no oceano.

Para atender ao pedido de um cliente, o preparador Lunaz transformou um clássico Jaguar XK120 de 1952 como um veículo elétrico, dotado de interiores mais sustentáveis.

O habitáculo não tem couro e utiliza materiais aproveitados em ações de limpeza do oceano. Isso inclui tapetes feitos com tecidos de redes de pesca marítima de nylon recuperadas. Além disso, o suporte desses tapetes é reciclado da poluição plástica marinha, como garrafas plásticas.

Para cada tonelada de matéria-prima produzida para fazer os materiais que fazem o tapete Lunaz, sete barris de petróleo bruto foram economizados e quase sete toneladas de carbono não são emitidas, explica a Lunaz.

No caso desta viatura única, o cliente visitou a Lunaz durante todo o seu processo de desenvolvimento e na avaliação das alternativas ao couro e dos materiais reciclados quer do ponto de vista visual quer de conforto.

Interior sem couro

Isso levou a uma decisão do cliente de criar um interior totalmente sem couro e que mistura diferentes tipos de têxteis, madeiras tradicionais e materiais reciclados. Por exemplo, a estrutura do assento é construída em alumínio reciclável. “Isso oferece uma estética contemporânea e uma alternativa às paletas de materiais clássicos tradicionais, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos funcionais do assento”, aponta a Lunaz.

Os assentos foram depois acabados num material de tecido de alta qualidade.

A madeira de folha de nogueira Burr recebe uma estética contemporânea através de uma laca acetinada.

Sempre que possível, o material do veículo de 70 anos foi minuciosamente restaurado para minimizar a necessidade de criar novos materiais.

Infotainment discreto

A equipa de engenheiros da Lunaz integrou no modelo a mais recente tecnologia de infoentretenimento e áudio no veículo. Isso inclui a colocação discreta de um ecrã instalada com o Apple CarPlay para operar as apps de navegação e streaming de música preferidos do cliente.

“Promover os legados dos carros mais famosos do mundo é um trabalho de amor derivado da estreita colaboração com cada cliente Lunaz. Ao entregar este belo Jaguar XK120 eletrificado e atualizado, concluímos um projeto que fez com que os nossos designers reimaginassem a paleta de materiais de carros clássicos tradicionais. Estamos orgulhosos de agarrar em materiais e em criar processos que reduzem significativamente o impacto global de aproveitar esses carros, desbloqueando o poder do upcycling”, refere David Lorenz, Fundador e CEO da Lunaz.

A Lunaz salienta que esra abordagem representa um meio sustentável de manter os carros mais famosos da história na estrada, ao mesmo tempo em que aborda as outras principais barreiras à propriedade de carros clássicos: utilização e confiabilidade.

Em jeito de prenda para o cliente deste Jaguar XK120 elétrico, a Lunaz trabalhou com a empresa Arthur Sleep, fabricante de sapatos sob medida, na criação de um sapato sob medida com o mesmo material – que não couro – que remata os bancos do carro.