Chama-se “Jellyfishbot” e é um robô 100% elétrico que usa sistemas de condução autónoma e inteligência artificial para limpar o lixo marinho.
Criado pela start-up francesa IADYS, o robô aquático está projetado para remover o lixo da superfície dos mares e oceanos, sejam resíduos sólidos, metais, plásticos e todo o tipo de lixo que encontramos nas ruas das cidades (incluindo, desde o início da pandemia, números imensos de máscaras higiênicas), ou ajudando em situações de derramamentos de óleo, por exemplo.
Com apenas 20 kg e o tamanho de um troley de viagem, o “Jellyfishbot”, com a configuração de um catamarã, opera em portos, lagos ou canais, mas pode ser a solução ótima também para espaços como hotéis ou fábricas.
De acordo com o seu criador, Nicolás Carlesi, o robô aquático modular pode ser operado à distância por controlo remoto ou, numa versão mais avançada, autonomamente. Nesta versão mais sofisticada, o “Jellyfishbot” conta com três motores elétricos, uma câmara de bordo, sistema GPS e tecnologia 4G. A autonomia das baterias permite entre a 6 a 8 horas de atividade na água, a velocidades entre 1 e 2 nós, sendo que o robô tem capacidade para mergulhar a uma profundidade de 10 m.
O modelo tem incorporados vários tipos de redes para “devorar” até 80 quilogramas de lixo dentro de água.