Kia EV1 está a ser preparado para a Europa. O que se sabe do projeto?

25/06/2023

Kia está a ultimar o projeto do EV1, um citadino para combater o segmento do Dacia Spring.

 

A Kia pretende colocar no mercado um total de 15 novos modelos elétricos até ao final de 2027. Esta ofensiva de produtos colocará particularmente o foco na Europa, para onde o construtor coreano tem planeado comercializar, entre outros, um veículo citadino e um crossover compacto.

À Autocar, o diretor de marketing da Kia Europa, David Hilbert, confirmou que a gama elétrica da marca irá abranger os principais segmentos de mercado. Uma das categorias em que entrará será o segmento B-SUV, que, segundo este responsável, é o mais importante na Europa em termos de volume de vendas.

Paralelamente, a Kia planeia manter-se no segmento A, onde compete atualmente com o Picanto… com motor de combustão. E a alternativa será (como não podia deixar de ser) elétrica, que poderá vir a chamar-se EV1, devendo partilhar todo o seu desenvolvimento e plataforma BA com dois citadinos elétricos que ocuparão o espaço do Hyundai i10 no próximo ano (um hatchback semelhante ao i10 e uma versão elétrica do crossover Casper vendido na Índia e que tem semelhanças visuais com o concorrente Suzuki Ignis)

As informações referem que a BorgWarner fornecerá os grupos propulsores, que integrarão um motor elétrico de ímanes permanentes, inversor e eletrónica de potência.

Não há dados ainda sobre um eventual preço de comercialização, mas não seria de enjeitar que esse futuro citadino elétrico da Kia pudesse custar na ordem dos 20.000 euros. E isto tem um fundamento: Andreas-Christoph Hofmann, diretor de marketing para a Europa da Hyundai (que é o grupo da Kia), confirmou no ano passado que o preço-alvo para estes automóveis será de 20.000 euros.

No que concerne às designações, EV1 deverá ser o nome deste citadino Kia, o que significa que toda a estratégia da Kia assentará em modelos do EV1 ao EV9.

Dado que se trata de um veículo urbano acessível, presume-se que não terá uma autonomia particularmente longa, sendo muito provável uma autonomia de 200-300 km WLTP. A arquitetura de 800 volts do EV6 e do EV9 não deverão, todavia, fazer parte do caderno de orçamento deste mais pequeno Kia que terá como concorrente o Dacia Spring, o mais barato dos elétricos atualmente no mercado.