Depois do imponente EV9, a Kia procurava agora surpreender com o lançamento do seu novo SUV elétrico de dimensões mais compactas. Mas ele aí está, mostrado antes de tempo...

Uma alegada fuga de informação, com origem no departamento de registos do Ministério da Indústria e da Tecnologia de Informação da China, revelou o que a Kia queria esconder: as imagens definitivas da versão de produção do seu próximo SUV compacto 100% elétrico.

O Kia EV5, antecipado em março por meio de um protótipo futurista com o mesmo nome, ainda não foi oficialmente apresentado, mas o modelo já circula na internet, com todos os elementos do estilo tornados públicos.

Conclusão, à imagem do que acontece com o recém-apresentado EV9, a aposta da marca coreana para automóvel que se irá posicionar no segmento do Sportage é numa carroçaria de linhas imponentes, praticamente decalcadas do concept com 4,65 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de distância entre eixos.

O EV5 mantém igualmente o mesmo design das jantes, embora num tamanho máximo de 19 polegadas (em vez de 21”), mas perde as portas de abertura “suicida” e as câmaras no lugar dos espelhos retrovisores exteriores. Do protótipo ficam os puxadores de portas embutidos na carroçaria.

Tecnicamente, os documentos oficias do registo na China referem só um motor elétrico, fornecido pela empresa Vitesco Automotive Electronics, a debitar 218 cv de potência e 310 Nm de binário, e alimentado por uma bateria Blade de fosfato de ferro e lítio, fornecida pela chinesa BYD.

Sobre a versão europeia, sabe-se apenas que o Concept EV5 será construído sobre a plataforma E-GMP em que já são montados os Kia EV6 e Hyundai Ioniq 5.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.