A Kia ambiciona conseguir um novo posicionamento na indústria automóvel, assumindo o desejo de se posicionar entre as marcas mais fortes no domínio da eletrificação. Assim, se os seus primeiros modelos ao abrigo dessa estratégia já se encontram na estrada, como o e-Niro, o e-Soul e, noutro âmbito, o XCeed PHEV, os próximos anos trarão um reforço da aposta, num total de sete lançamentos movidos unicamente a eletricidade até 2027.

Será um período de transição extremamente importante para a marca sul-coreana num momento em que a própria indústria procura soluções mais sustentáveis para manter o seu negócio de mobilidade. Para o efeito, a Kia está a pensar reforçar substancialmente a sua gama de modelos eletrificados, com natural destaque para os automóveis 100% elétricos (BEV, ou ‘Battery Electric Vehicles’), visando estabelecer ainda parcerias com outros ‘players’ importantes para o fornecimento de serviços de carregamento.

Os detalhes da estratégia dos futuros produtos elétricos da marca foram revelados por Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia, num evento realizado na fábrica de Hwasung, na Coreia.

“Desde a introdução do nosso primeiro BEV de produção em série (o Ray EV), em 2011, a Kia já vendeu mais de 100.000 automóveis dessa categoria à escala mundial”, salientou Ho Sung Song. “Desde então, começámos a lançar BEV para o mercado global e anunciámos planos para acelerar este processo nos próximos anos. Ao deslocarmos o foco do nosso negócio para a eletrificação, pretendemos que os BEV sejam responsáveis por 25% das nossas vendas globais totais em 2029”.

No contexto da sua estratégia “Plano S”, anunciada no início de 2020, a Kia pretende expandir a sua gama de BEV para 11 modelos até 2025. O primeiro desses seus modelos um novo veículo a surgir no final de 2021 (tem o nome de código CV), que será colocado como ‘porta-estandarte’ da Kia, não só enquanto veículo de imagem, apresentando um novo design, mas também com uma nova plataforma, 100% elétrica, a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), a refletir também um novo posicionamento.

Essa nova filosofia de desenho será apresentada então no modelo que terá inspiração no Kia Imagine Concept, abraçando uma nova era para a companhia. Além disso, sabe-se já que esse futuro modelo em desenvolvimento contará com uma nova plataforma também ao nível da conectividade, estando a marca a alicerçar esses novos produtos em funcionalidades inovadoras que vão além da mera venda de automóveis. Entre essas funções estão os programas de subscrição de veículos, programas de mobilidade e soluções ‘last-mile’, sistemas de carregamento, programas de utilização e reutilização da bateria e também programas e serviços ligados à conectividade.

Esse novo carro será o primeiro a ter essa arquitetura tecnológica, estendendo-se depois aos demais modelos da Kia no futuro.

Rede de carregadores é fundamental

A Kia encara a expansão das infraestrutruras de carregamento elétrico como condição fundamental para a popularização dos VE e continua a explorar atividades em todo o mundo que possam melhorar a acessibilidade dos condutores a esses carregamentos.

Na Coreia do Sul, a marca vai reforçar as suas atividades de negócios que conduzam diretamente à construção de infraestruturas de carregamento. Numa primeira fase, terá como ponto de partida a sua rede atual de pontos de vendas, concessionários e oficinas naquele país com o objetivo de chegar aos 1500 postos de carregamento até 2030. Até 2021, o Hyundai Motor Group irá instalar 120 carregadores ultra-rápidos, distribuídos por centros urbanos e por doze autoestradas que ligam oito províncias na Coreia

À escala mundial, a Kia está a implementar mais de 2400 carregadores na Europa e cerca de 500 na América do Norte, em parceria com as suas redes de concessionários, planeando ainda continuar a aumentar a sua infraestrutura de carregamento, em linha com a expansão do mercado dos VE. Além disso, sabe-se já que a Kia anunciou o investimento, em setembro de 2019, na IONITY, empresa europeia especializada em carregamentos rápidos, estando ainda à procura parceiros para investimento em estações de carregamento nos EUA e na China.

Tendo criado uma nova start-up em julho deste ano, a Purple M (especializada no fornecimento de serviços de mobilidade elétrica personalizados com base em VE), a Kia planeia ainda aumentar a sua colaboração com diversos organismos governamentais, tendo em vista a cooperação em várias áreas – nomeadamente a transição dos transportes públicos para a energia elétrica e a construção de infraestruturas de carregamento.