O Lamborghini SCV12, equipado com o 12 cilindros mais potente na história do fabricante, vai produzir-se numa edição muito limitada e não dispõe de homologação para estrada.
Destinado apenas a uso exclusivo em circuito, o SCV12 está baseado no Aventador e foi desenvolvido com o cunho da Squadra Corse, a divisão que prepara todos os carros de competição da Lamborghini. A apresentação oficial está calendarizada para os meses mais quentes do verão, mas a marca de Sant’Agata Bolognese, Itália, já libertou as primeiras imagens do hiperdesportivo que está equipado com mecânica atmosférica de 12 cilindros a debitar mais de 830, o mais potente de sempre.
Mais radical que o GT3
No desenvolvimento do SCV12, os engenheiros da Squadra Corse adotaram soluções específicas e todos os conhecimentos angariados na competição, mais concretamente nas corridas de GT, incluindo um novo chassis em fibra de carbono. Para redução do peso do conjunto, e ainda otimizando a distribuição de massa entre os dois eixos, a caixa sequencial de 6 relações integra a estrutura do carro com tração traseira e suspensão posterior ‘pushrod’.
Para alcançar níveis de eficácia acima da média, o modelo dispõe de recurso novo que a Lamborghini batizou de “sistema de sobrealimentação aerodinâmica a alta velocidade”, que se baseia numa tomada de ar dupla no ‘capot’ e numa nervura central que direciona o fluxo do ar para a conduta de admissão no tejadilho para obter ‘downforce’ mais elevado do que nos GT3 de competição. O mesmo sistema aproveita o movimento do automóvel de forma a aumentar a pressão de ar estática no coletor de admissão de motor, aumentando a potência.
Para o novo hiperdesportivo, a Pirelli desenvolveu pneus ‘slick’, em jantes de magnésio de 19” à frente e 20” atrás.
Com a supervisão de Emanuele Pirro
Desenhado no Lamborghini Centro Stile, o SCV12 tem imagem radical dominada pelo avantajado repartidor dianteiro e a asa traseira de grandes dimensões. Cenário vincadamente ‘racing’ como se exige em modelo para usufruir em momentos de condução desportiva em circuito. E, para o restrito grupo de proprietários, a Lamborghini tem à disposição um exclusivo programa de pilotagem avançada, com passagem pelas pistas mais emblemáticas da atualidade, e com os ensinamentos de Emanuele Pirro, piloto venceu as 24 Horas de Le Mans por cinco ocasiões.