Lamborghini Huracán da Zyrus chega aos 1200 CV com o toque de um botão

03/01/2021

Como se 900 CV não fossem suficientes, o motor V10 de 5,2 litros posicionado por detrás das costas dos passageiros do Zyrus LP1200 Strada pode chegar a impressionantes 1200 CV, ao simples toque de um botão.
Depois do incrível LP1200 R mostrado no ano passado, os noruegueses da Zyrus Engineering, especialistas na produção exclusivas de supercarros, voltam a criar uma versão do Lamborghini Huracán, transformando o modelo da marca de Sant’Agata Bolognese numa máquina ainda mais radical, agora com homologação especial para circular fora dos circuitos.
Graças ao mesmo sistema único de dupla sobrealimentação utilizado do LP1200 R, este LP1200 Strada permite variar o nível de potência do motor de acordo com o tipo de utilização, com o simples toque de um botão: 900 CV para condução em estrada ou 1200 CV para momentos de condução desportiva em circuito. São mais 560 CV do que na versão ‘standart’ do bloco de 5.2 litros que equipa o Huracán Performante (640 CV/600 Nm).
A empresa norueguesa explica que optou por esta configuração para conseguir a homologação de estrada, dispondo de um sistema de controlo eletrónico denominado Smart Dash, que também permite variar a configuração do propulsor a partir do smartphone, através de uma aplicação.
A acompanhar este V10 em versão muito ‘musculada’, um trabalho meticuloso de engenharia que obrigou ao redesenho de 600 componentes, incluindo a adoção de uma nova suspensão da Öhlins, discos de travão carbocerâmicos, caixa de velocidades especial construída Xtrac, coletor de escape da Inconel e um sistema de escape em titânio. Tudo para fazer face ao aumento considerável da potência, sem beliscar as credenciais dinâmicas de modelo gizado para conduzir (muito!) depressa.
Ainda a pensar nas performances, o hipercarro da Zyrus, com carroçaria totalmente em fibra de carbono, pesa somente 1427 kg (menos 350 kg que o carro de série), dispondo de ‘kit’ aerodinâmico exclusivo a permitir 2010 kg de ‘downforce’ a 200 km/h, só menos 132 kg do que na versão de competição. Apenas 12 unidades do LP1200 Strada serão comercializadas, com um preço unitário de 595.000 euros.

 

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.