Lamborghini Lanzador: elétrico com dois motores e mais de 1300 cv!

21/08/2023

Estilo inspirado na aviação, um motor elétrico em cada eixo, aerodinâmica ativa e quatro rodas direcionais. Assim é o «Super GT» novo da Lamborghini.

Depois da fuga de informação que colocou fotos oficiais a circular na internet, a Lamborghini escolheu a Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia (EUA), para revelar o Lanzador Concept, o primeiro protótipo que antecipa o modelo 100% elétrico do fabricante de Sant’Agata Bolognese (Itália), que tem estreia comercial planeada apenas para 2028.

E, enquanto o formato SUV da moda na indústria automóvel já não surpreende, mesmo nesta visão alternativa que remete claramente para o estilo de Gran Turismo com 2+2 lugares, o que garantirá ao Lanzador posicionamento e estatuto diferente do Urus, que a Lamborghini também vai lançar como elétrico depois de 2029, o mesmo não pode dizer-se das características técnicas… impressionantes!

Numa entrevista recente, Oliver Blume, o nº1 do Grupo VW, confirmou a possibilidade de produzir automóveis com potências até 1700 cv, recorrendo à variante mais evoluída da plataforma SSP (acrónimo de Scalable Systems Platform), arquitetura que o consórcio está a desenvolver para substituir a PPE produzida por Audi e Porsche e será afinada pela Lamborghini. A marca italiana não confirma a origem da base do novo concept, mas anunciou que o Lanzador é animado por dois motores elétricos, um por cada eixo, para uma potência máxima de mais de 1000 kW (1360 cv!).

Visualmente, o Lanzador Concept segue a linha de estilo da marca, com elementos inspirados noutros superdesportivos da Lamborghini, nomeadamente com o Revuelto, o novo topo de gama, o Urus e também o Huracán Sterrato.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.