O Aiways U6, SUV chinês com imagem ‘colada’ à do Lamborghini Urus, deve chegar à Europa este ano, com motor elétrico, em vez de potente V8 a gasolina.
Qualquer semelhança entre este U6 e o Lamborghini Urus deveria ser mera coincidência, mas o SUV elétrico criado pela equipa de Ken Okuyama, atual chefe do design da Aiways (foi responsável por projetos como o Ferrari Enzo ou o Maserati Quattroporte), não disfarça a inspiração no modelo de Sant’Agata Bolognese.
O Aiways U6, versão definitiva do protótipo U6ion, especificamente para o Velho Continente, deve herdar a base rolante do ‘irmão’ U5, que irá estrear-se com motor de 204 CV e uma bateria com capacidade de 63 kWh, para uma autonomia anunciada de 410 quilómetros entre carregamentos, de acordo com o ciclo WLTP.
O modelo admite carregamentos com uma potência máxima de 90 kWh, a permitir recuperar de 20 a 80% da carga em apenas 35 minutos. Na rede doméstica, a 6,6 kW, o tempo estimado de carga ronda as 10 horas.
A marca chinesa descreve o SUV coupé como um modelo aerodinamicamente avançado, com coeficiente Cx de 0,26.
No interior, decoração moderna inspirada no concept, com instrumentação digital de 7,0 polegadas e ecrã central de 14,6 polegadas, e com volante do tipo manche de avião.
A fabricante chinesa Aiways vai chegar a Portugal com os seus automóveis elétricos de nova geração, numa operação pela mão da Astara (anteriormente, Bergé Auto) que irá ter início já em 2022.
Com sede em Xangai, na China, a Aiways estreia-se em território luso com o SUV U5, que poderá ser adquirido tanto online como pelos concessionários em abril deste ano (prevê-se uma rede com cerca de dez concessionários do universo Astara em Portugal).
Em todos os mercados, o lançamento do Aiways U5 será seguido pelo do SUV-Coupé Aiways U6.