Lancia 037 vai ‘ressuscitar’ como desportivo de meio milhão de euros

23/04/2021

Chama-se Kimera EVO37, é a mais recente aventura criativa do reputado preparador sediado na província italiana de Cuneo, com o objetivo de recriar o Lancia mítico dos ralis na década de 80. A produção estará limitada a apenas 37 exemplares (já todos entregues…), por preços que que arrancam nos 500 mil euros.

O Lancia 037, criado com base no Montecarlo (com que partilhava as linhas da carroçaria e a secção central e pouco mais…), ficou para a história como o último carro sem tração integral a vencer o Mundial de Ralis, no ano de 1983. Os regulamentos do Grupo B obrigavam à construção de 200 exemplares idênticos para estrada, antes do automóvel poder ser homologado. A Lancia produziu 207. E, na reedição do modelo, pela mão da Kimera Automobili, participam engenheiros que trabalharam no desenvolvimento do original, incluindo Claudio Lombardi, responsável pelo motor.

O preparador italiano ainda só publicou um vídeo teaser, que revela alguns elementos da carroçaria que se adivinha inspirada na antiga glória dos ralis.

Confirmada está a presença de um motor de 2 litros sobrealimentado para debitar 550 CV de potência, associado a uma caixa de velocidades manual ou sequencial. O peso do conjunto não deverá ultrapassar os 950 quilogramas.

A apresentação oficial do Kimera EVO37 tem apresentação programada para 22 maio.