Com um posicionamento que se pode considerar quase único no mercado, o Lexus RC recebeu uma atualização de meio de ciclo, com a versão 300h a fazer da tecnologia híbrida e do visual Premium as suas principais ‘bandeiras’.

Apresentado no Salão de Paris, o RC tem desempenhado desde 2014, ano do seu lançamento na Europa, um papel fundamental não só no posicionamento da marca nipónica, mas também na forma como os coupés desportivos podem ser abordados, sobretudo no capítulo da motorização híbrida, um compromisso que a Lexus assumiu no passado.

Este novo modelo adota a mais recente evolução da linguagem de design da Lexus e dinâmica de condução mais acentuada, segundo a marca, numa compilação de alterações que foram inspiradas pelo coupé de luxo da marca, o LC.

Assim, o estilo exterior do veículo mantém a mesma linha desportiva do modelo atual, embora com alterações subtis nalguns detalhes, acréscimo de elementos de design únicos como o canto do para-choques dianteiro que flui dos faróis até à grelha com padrão em malha exclusiva ou o posicionamento dos faróis com LED triplos e das novas luzes LED com formação em L.

Foram também adicionadas condutas de ar ao canto do para-choques traseiro, para melhorar a estabilidade e criar uma sensação de maior largura e de baixo centro de gravidade. Existem 11 cores disponíveis para o exterior do RC, incluindo Amarelo Solar e Azul Celeste. Por outro lado, o novo RC F Sport apresenta o mesmo padrão em malha da grelha frontal que está presente em todos os modelos F Sport, juntamente com outras características personalizadas de interior e exterior, como são os casos das jantes de 19 polegadas que preenchem de forma melhorada as cavas das rodas e que são inspiradas pelos modelos topo de gama LS e LC.

A bordo, aplicou-se acabamento escovado aos painéis de controlo de aquecimento e áudio, criando uma maior sensação de qualidade, enquanto as almofadas para os joelho de cada lado da consola central foram aumentadas e colocadas mais acima. No painel de instrumentos pode ver-se um novo relógio analógico, idêntico ao que se encontra no modelo LC, estando disponíveis novos acabamentos interiores, incluindo o “Naguri” em alumínio verdadeiro e “Brushed Metal” para o modelo RC F Sport, perfazendo um total de cinco opções.

Condução “mais precisa”

Com o objetivo de melhorar a dinâmica e tornar a condução mais precisa e refinada, foram realizadas melhorias aerodinâmicas, alterados os pneus e suspensão (por via de novos amortecedores e buchas de suspensão mais rígidas) e até mesmo a precisão da resposta do motor e sensação do volante.

A resposta ao acelerador foi melhorada de modo a fornecer uma “sensação de aceleração mais direta e uma experiência de condução mais possante”, adianta a marca.

De resto, o novo RC mantém a motorização eletrificada do RC 300h “Self-Charging Hybrid”, sendo nesta única que a Lexus deposita os seus esforços, já que a variante com motor turbo a gasolina de 2.0 litros não estará disponível em Portugal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.