A Lister, que é conhecida há mais de seis décadas pelas suas criações automóveis com base em tecnologia Jaguar, está a preparar mais uma, modificando mais um modelo da marca britânica, que se vai tornar o SUV mais rápido do mundo. Com base no Jaguar F-Pace, o novo Lister LFP vai ser capaz de ultrapassar os 300 km/h sem problemas, chegando aos 100 km/h em pouco mais de três segundos e meio.
Há poucos meses, a marca tinha transformado o desportivo F-Type no LFT-666 “Thunder”, com o motor V8 a debitar uns diabólicos 666 cv. Usando o mesmo motor 5.0 V8 encontrado no F-Pace SVR (a versão mais desportiva construída na fábrica da Jaguar, a potência sobe dos 550 para os 670 cv (mais 4 cv que o Thunder), o que é suficiente para se colocar à frente dos 608 cv do Bentley Bentayga por uma margem confortável, assumindo o seu lugar como SUV mais potente do planeta.
É também o mais rápido, pois a potência adicional garante que a velocidade máxima salta dos 283 para os 322 km/h, enquanto os 100 km/h são atingidos em 3,6 segundos (a marca anunciou 3,5 para atingir as 60 milhas por hora, que são 97 km/h). Mais nenhum SUV consegue atingir estes números para alcançar o trono de SUV mais rápido do mundo, até porque a Lister também revelou que o LFP vai recorrer à fibra de carbono na carroçaria, tanto na carroçaria como noutras peças, para baixar o peso. O preço vai começar nas 140 mil libras (150.800 euros).
Além de produzir o LFT e o LFP como modelos completos, a Lister também deverá expandir a sua divisão de tuning, oferecendo modificações menos complexas para modelos da Jaguar. A marca britânica também continua a construir o clássico Lister “Knobbly”, um modelo de competição concebido nos anos 50 com base na mecânica do Jaguar D-Type.