Liverpool aposta em carregadores montados em postes de eletricidade

29/01/2023

Os carregadores em postes de luz permitem que os moradores de Liverpool que não têm garagem tenham pontos de carga de baixa potência, em frente das suas casas.

Uma das principais questões colocadas por quem tem gostaria de passar a utilizar um automóvel 100% elétrico e não tem garagem é o carregamento.

O município de Liverpool está a tentar dar uma ajuda para descomplicar o assunto, tendo assinado um acordo com a Ubitricity para realizar uma ampla expansão da rede de carregadores disponível nas ruas da cidade dos Beatles.

Liverpool contratou a Ubitricity, detida pela petrolífera Shell, para instalar uma rede de 300 pontos de carregamento de veículos elétricos nas suas ruas.

A particularidade é que se trata de uma rede de baixo consumo de energia projetada para fornecer uma solução para clientes que precisam carregar os seus veículos regularmente e não querem ou não podem depender da rede rápida.

Atendendo a isso, esta rede da Ubitricity será instalada em locais escolhidos por residentes e empresas, e irá triplicar a rede atualmente instalada na cidade, que passará de 150 pontos de carregamento para 450.

Os novos pontos de carregamento Ubitricity serão instalados em locais como postes de iluminação já existentes, e terão uma potência de 5 kW.

Esta alternativa permite a instalação com tempos reduzidos, cerca de apenas duas horas para cada ponto, e também sem transtornos de obras para vizinhos e comerciantes.

DESDE 2018, A UBITRICITY JÁ INSTALOU A NÍVEL GLOBAL MAIS DE 6.000 PONTOS DE RECARGA DE POSTES DE ILUMINAÇÃO.

O custo de instalação deste sistema é, igualmente, muito mais barato do que a instalação de novos postos de carregamento nos passeios.

Cada poste de eletricidade pode, assim, ser também um ponto de carregamento, permitindo que os residentes carreguem os seus veículos elétricos na rua onde vivem.

Desta forma, p objetivo de Liverpool é tornar o carregamento de carros elétricos acessível a todos, com foco particular nos residentes que não têm acesso a um lugar de garagem e que terão uma alternativa nova, simples e acessível.

Liverpool segue as pisadas de Londres, onde os pontos de carregamento em postes de iluminação provaram ter um efeito positivo no desenvolvimento da transição para a mobilidade elétrica.