O primeiro veículo da Lordstown Motors aponta baterias ao Tesla Cybertruck, no segmento das pick-up elétricas. Chama-se Endurance, não tem a imagem futurista do modelo da marca de Elon Musk, mas será rival à altura deste e também de outras propostas recentes da renascida Hummer e da Rivian. Entre os trunfos, a par das dimensões muito avantajadas, a pick-up da Lordstown contará com quatro motores elétricos, um por cada roda, com uma potência combinada de 608 CV. Número mais do que suficiente para garantir prestações acima da média dentro e fora de estrada, com a marca a anunciar 5,5 segundos para cumprir a medição de 0 a 100 km/h.
Sem revelar a capacidade das baterias utilizadas ou outros pormenores técnicos sobre a sua composição, a nova marca americana avançou que a autonomia deverá rondar os 400 quilómetros, valor parece ‘curto’, sobretudo para um tipo de clientela que procura este tipo de veículos para uma utilização laboral. O modelo dispõe de carregamento rápido, podendo recuperar até 80% da carga nas baterias em menos de duas horas.
Covid-19 atrasa lançamento
A crise pandémica provocada pelo novo coronavírus obrigou a Lordstown a reorganizar o programa de lançamentos, obrigando a adiar os testes finais de desenvolvimento e o início da produção para meados 2021. Ainda assim, cumprindo-se rigorosamente o plano atual, a Endurance poderá ainda chegar primeiro ao mercado do que a prometida Cybertruck da Tesla, e com preço mais convidativo: 52.500 dólares, cerca de 46.800 euros.