Publicidade Continue a leitura a seguir

Lucros da Galp aumentaram 48% em 2021

Publicidade Continue a leitura a seguir

De acordo com o relatório de contas apresentado esta segunda-feira, a Galp teve lucros de 457 milhões em 2021 – subida de 48% face ao ano anterior.

 

Depois dos prejuízos de 42 milhões de euros em 2020, a Galp regressa aos lucros. Em 2021, a empresa somou ganhos de 457 milhões de euros, segundo os resultados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com os dados divulgados, o resultado ajustado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) traduz um aumento de 48% face ao período homólogo, para 2,32 mil milhões de euros.

Para este crescimento contribuiu sobretudo o forte aumento dos ganhos na exploração e produção de petróleo, que dispararam 82%, para 2,02 mil milhões de euros.

“Convictos da nossa solidez financeira e da resiliência do crescimento do nosso cash flow, o Conselho de Administração ajustou as distribuições aos acionistas, eliminando os efeitos transitórios que afetaram a posição da dívida líquida no final do ano, visando lançar um programa de recompra de ações de €150 milhões, para além do dividendo base proposto, de €0,5/ação”, anunciou o presidente executivo da Galp, Andy Brown, em comunicado divulgado pela empresa, que também se prepara para rever as diretrizes de remuneração aos acionistas, “considerando um dividendo progressivo e programas de recompra de ações suplementares”, pode ler-se na mesma nota.

A Galp reforça ainda o objetivo prosperar ao longo da transição energética e prevê continuar a “expandir os seus negócios de Renováveis, com a ambição de atingir uma capacidade bruta total instalada de 12 GW até 2030, e explorar outras oportunidades na cadeia de valor energética” e acelerar a “descarbonização das suas operações, com a ambição de ser uma empresa com emissões líquidas zero até 2050 e com objetivos intermédios até 2030”.