Luxo é ter um SUV com bancos de avião

24/08/2023

A marca britânica chama ao Bentayga Mulliner o SUV mais luxuoso do mundo, estatuto que combina com sofisticação e prestações a condizer. A nova versão Extended Wheelbase (EWB) espaço e versatilidade numa atmosfera que junta criatividade e sentido de bom gosto.

Entre as características de design únicas destacam-se as jantes exclusivas Mulliner de 22 polegadas, com acabamentos polidos ou pintados em cinzento e polidos, com tampas das rodas auto-nivelantes, que permanecem verticais à medida que as rodas circulam. Também a grelha dianteira distinta “Double Diamond” e a grelha inferior dianteira cromada surgem complementadas pelas saídas de ar “Mulliner”, com tampas dos espelhos retrovisores em dois tons: em prata acetinado e cor da carroçaria.

Com uma distância entre eixos estendida em 18 cm entre eixos (para um total de quase 3,2 metros!), num habitáculo decorado por artesãos adeptos da precisão e da atenção ao detalhe, o super SUV britânico admite a configuração de quatro ou cinco ocupantes instalados em bancos Airline Seat, os mais avançados alguma vez instalados num carro, com 22 opções de ajuste e estreia mundial de um novo sistema de deteção automática de temperatura e tecnologia de ajuste postural.

Como num jato privado

No modo Relax, os Airline Seat podem ser reclinados quase 40 graus, enquanto o banco do passageiro simultaneamente se desloca para a frente, com um apoio para os pés, revestido em pele. No Modo “Bussiness”, o banco move-se para a sua posição mais vertical para tornar mais confortável o trabalho.

A tecnologia do banco, com climatização automática, deteta a temperatura e a humidade de superfície do ocupante e, de seguida, determina se deve aplicar calor, ventilação ou ambos em simultâneo, para manter o ocupante num bem-estar térmico ideal.

A função de “Ajuste Postural”, utiliza novos bolsos na lateral e ombros, além de bolsas de massagem lombar adicionais, para alterar subtilmente, mas de forma continuada, a forma do banco, aliviando os pontos de pressão ao longo do corpo.

Na decoração, nenhuma combinação parece impossível e, no painel de bordo, ao centro, pode até instalar-se um relógio automático Mulliner Tourbillon produzido com uma face prateada e um bisel com acabamento técnico knurled, que remete para o acabamento prateado e tipo de letra da instrumentação.

4,6 segundos de 0 a 100 km

A sumptuosidade do interior do Bentayga combina com a excelência da mecânica. Debaixo do capot com dimensões XXL do SUV encontra-se de V8 4.0 com injeção direta, sobrealimentação biturbo e programa de desativação de cilindros que contribui para maior eficiência, diminuindo consumos e gases de escape. Este motor com 550 cv está já instalado no Porsche Cayenne Turbo e no Lamborghini Urus, surgindo no Bentley acoplado a caixa automática de 8 velocidades com função manual comandada sequencialmente em patilhas no volante e modo de condução à vela, com o Bentley a mover-se por inércia, em ponto morto, sistema que ativa-se em 5.ª e 8.ª ao levantar o pé do acelerador.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.