Luxo na ponta dos dedos. Ecrã tátil em cristal Swarovski para automóveis

11/01/2024

No CES 2024, a Continental surpreendeu com a apresentação do Crystal Center Display, o primeiro ecrã tátil para automóveis em cristal.

Orientado para os segmentos de topo, o ecrã de 10 polegadas baseado na mais recente tecnologia microLED, que permite níveis de brilho e contraste sem precedentes, está suspenso num corpo de cristal artisticamente composto, criando a ilusão de que o conteúdo exibido flutua sobre a consola.

O equipamento foi criado em colaboração com a Swarovski Mobility e mereceu já o prémio inovação nesta edição da grande feira da tecnologia, a decorrer até ao dia 12 de janeiro, em Las Vegas.

“Com o Crystal Center Display como componente-chave, queremos virar o mundo do design de interiores de cabeça para baixo e criar um ponto focal inovador para os veículos premium do futuro – um que chame a atenção e desperte emoções. Estamos a criar algo diferente da simples exibição de informações, elevando-as para uma experiência de utilização altamente personalizada”, afirmou Boris Mergell, chefe da área de negócios na Continental.

Da parte da Swarovski Mobility foi dado especial destaque ao painel de cristal volumétrico, que apresenta facetas distintas criadas com técnicas especiais de retificação. Os especialistas da tradicional empresa austríaca conseguiram conceber uma caixa de cristal delicada, mas extremamente durável, que atende aos desafios óticos e técnicos do uso em veículos. O elemento de cristal colorido, marcante e transparente, permite que o motorista e os passageiros vejam até o consola central atrás dele.

“O Crystal Center Display é o resultado de uma combinação de tecnologias de produção e de processo que, juntamente com a Continental, implementámos num novo elemento de design inovador – que é tão impressionante visualmente como tecnicamente”, explicou Peter Widmann, vice-presidente sénior B2B e Diretor Geral da Swarovski Mobility. “Desta forma, o nosso cristal torna-se muito mais do que apenas um elemento de design de interiores – os utilizadores experimentam-no como uma interface de interação chave no veículo”, acrescentou.