Este dispositivo luminoso, sempre que ativado, vai comunicar a posição do veículo acidentado ou imobilizado na estrada a cada 100 segundos.
A localização automática de obstáculos na via fica assim disponível na plataforma global rodoviária, que faz chegar a informação aos sistemas de informação nas estradas, bem como às plataformas de navegação e, claro, aos demais veículos na rota.
Luzes V16
Em caso de acidente ou avaria, é obrigatório sair do automóvel, abrir a bagageira, vestir o colete refletor e retirar da mala o triângulo de emergência. Este item é equipamento de segurança obrigatório, apesar de, na prática, ser difícil de ver mesmo com faróis a incindir nele, e é tão leve que qualquer vento o deita ao chão. Para melhorar as condições de segurança junto de um carro parado, já existem os sinalizadores luminosos do tipo V16.
Em Espanha, onde este tipo de dispositivos luminosos está já homologado como sinalização de emergência, podem substituir completamente os pouco práticos triângulos.
A luz V16 permite sinalizar um acidente ou uma avaria sem que o condutor precise de sair do carro e expor-se aos elementos, sendo também mais fácil de utilizar por pessoas com mobilidade reduzido. Este é também o primeiro sinal de emergência que pode ser usado em motos.
