Maior fábrica de motores Diesel do mundo vai produzir elétricos

06/02/2021

Mesmo registando-se a introdução de uma geração nova de motores Diesel, com sistemas muito eficazes de descontaminação dos gases de escape, normas antipoluição cada vez mais restritivas na Europa ameaçam a continuidade da tecnologia. Uma tendência que os principais construtores de automóveis acompanham com a criação de alternativas. No seio do novo gigante Stellantis, por exemplo, acelera-se a mudança do paradigma.

No centro industrial Trémery-Metz, o principal empregador do sector privado na região francesa de Lorraine, com cerca de 4.000 funcionários, está a fábrica de motores a gasóleo que equipam os veículos das cinco marcas do Groupe PSA, agora Stellantis. Mas sabe-se agora que aquela unidade, a maior do mundo em capacidade de produção, vai ter radicalmente alterada a sua atividade, para o cumprimento dos objetivos traçados pelo novo gigante da indústria automóvel.

De acordo com a agência Reuters, ali vão passar a produzir-se até 900 mil motores elétricos por ano. E cada vez menos Diesel.

Esta é a meta para 2025, prevendo-se que já este ano o número de unidades elétricas produzidas ultrapasse as 180 mil, duplicando os valores de 2020.

Desde a sua inauguração em 1979, a fábrica de Trémery já produziu cerca de 50 milhões de motores de combustão interna, tanto a gasolina como diesel. A instalação da linha de eGMP aconteceu já em 2019, então tornando Trémery na única fábrica do Groupe PSA capaz de produzir todos os tipos de motorizações. De acordo com a mesma fonte, com a prioridade à eletrificação, o Diesel desaparecerá progressivamente da linha de montagem. Mudança que poderá fazer-se também à custa de postos de trabalho. Especialistas citados pela Reuters referem que, uma vez que os motores elétricos necessitam de um quinto dos componentes dos motores Diesel, mão de obra poderá ser dispensável.