Do total de veículos fiscalizados entre os dias 16 e 23 de agosto, 19,7 mil circulavam com excesso de velocidade!
Em agosto, mês de férias para muitas pessoas, assiste-se normalmente ao aumento das deslocações por automóvel e as estatísticas demonstram que ocorrem mais acidentes e mais graves, resultado da conjugação de vários fatores: o aumento da intensidade de tráfego nos principais itinerários, causado pelo êxodo dos centros urbanos, os automóveis carregados com toda a família e a respetiva bagagem e o excesso de velocidade, que é a causa de um terço de todos os acidentes mortais.
E os números oficiais não conhecem abrandamento. Numa só semana de agosto, entre os dias 16 e 23, no âmbito da Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 3,3 milhões de veículos, 92% dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Do total de veículos fiscalizados, 19,7 mil circulavam com excesso de velocidade!
No mesmo período da campanha, registou-se um total de 2 849 acidentes com vítimas, de que resultaram 16 vítimas mortais, 70 feridos graves e 939 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 8 acidentes, menos 2 vítimas mortais, mais 7 feridos graves e menos 13 feridos leves.