No estudo anual da LeasePlan sobre Veículos Elétricos (VE) e Sustentabilidade, Portugal lidera ranking da mudança para elétricos.
No Mobility Monitor-2019, inquérito elaborado pela LeasenPlan, com o contributo técnico da Ipsos, registou-se um aumento na atitude positiva sobre a condução de veículos elétricos e a abertura à transição entre os motores a combustão e os alimentados por bateria – 61% dos entrevistados encaram a propulsão com zero emissões de forma favorável e quase metade de todos os entrevistados garante que a sua opinião sobre a condução elétrica melhorou favoravelmente nos últimos três anos.
Na pesquisa que envolveu mais de 4000 pessoas, em 16 países, os condutores portugueses são os mais positivos em relação aos carros elétricos, com 87% a confirmarem atitude muito positiva relativamente à tecnologia e 51% a confirmarem que o seu próximo veículo será um elétrico
Contas feitas ao número de entrevistados que revelaram a intenção de fazer o renting de um carro nos próximos 5 anos, dois em cada cinco (40%) afirmam que escolha irá recair sobre um veículo elétrico. Em Portugal, a percentagem de pessoas que pretende fazer um renting de um elétrico na próxima troca de automóvel, é ainda superior: 57%.
Carregamentos ainda causam ‘resistência’
O mesmo estudo agora apresentado inúmera as preocupações dos referiram que não passariam para elétricos – 80% dos inquiridos afirmam que as insuficientes possibilidades de carregamento em áreas públicas são uma preocupação.
O limite da autonomia do veículo é razão para 45% não pretenderem mudar para um elétrico; 67% dos portugueses referiram esse motivo. E 51% do total de entrevistados que planeiam comprar carro nos próximos 5 anos consideram a infraestrutura de carregamento insuficiente, opinião partilhada por 53% dos portugueses.